“Não podemos desligar o Natal, é possível festejar a quadra com sustentabilidade. É isso que a comunidade espera de nós”, defende José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.

A Câmara de Valongo anunciou que, este ano, “vai reduzir em 56,93% o consumo energético da iluminação festiva, que inclui a maior Árvore de Natal do País em Ermesinde, a Bola Gigante em Valongo e a decoração luminosa dos principais espaços públicos e equipamentos culturais do concelho”.

“A iluminação será reduzida no número de horas diárias (menos duas do que em 2021) e será ligada durante 41 dias, de 29 de Novembro a 8 de Janeiro, (menos 27 dias em relação ao ano anterior). Assim, no total, a iluminação natalícia permanecerá ligada 205 horas (menos 271 horas, em relação ao ano anterior). De salientar que sempre foi utilizada tecnologia LED de baixo consumo. Desta forma, é possível cumprir as medidas de poupança energética, sem prescindir da alegria e do encanto do Natal nas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e nas vilas de Campo e Sobrado”, argumenta nota de imprensa do município.

José Manuel Ribeiro acrescenta que “esta aposta estimula a dinamização da economia local, sobretudo o comércio de rua” e que é “também uma forma de combater a solidão e o isolamento social”.

A iluminação de Natal no Município de Valongo acende-se a 29 de Novembro com arranque oficial às 18h30, em Valongo na Praça Machado dos Santos, e às 19h30, no Parque Urbano de Ermesinde.

A par das iluminações natalícias inauguram-se as tradicionais Aldeias de Natal e inicia-se a programação cultural com actividades gratuitas para todos os gostos e idades, desde uma exposição de presépios a teatro, concertos e oficinas.

* Notícia actualizada a 23/11/2022. Luzes passam a ligar a 29 de Novembro em vez de a 25 devido às condições climatéricas e autarquia actualizou cálculos de poupança energética.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here