Fotografia: Câmara de Lousada

O município de Lousada e a Cooperativa de Serviços de Saúde, Envelhecimento e Formação (CSSEF) promoveram um curso de formação para cuidadores informais e familiares, acção de formação que teve uma duração de 20 horas e contou com a presença  de gerontólogos e enfermeiros.

A acção de formação foi direccionada  a pessoas que assumem o papel de cuidadores e pessoas que estão inscritas no Banco de Voluntariado, para que possam ajudar na prática os cuidadores informais.

Além do tema “Estratégias para se proteger do desgaste físico e emocional pelo cuidado permanente a pessoas dependentes”,  foram abordados os temas:“Técnicas de cuidados de higiene”, “Estratégias de animação e ocupação com vista à manutenção da maior autonomia possível da pessoa dependente” e “Técnicas de posicionamentos, mobilização, transferência e transporte, utilizando as diferentes ajudas técnicas”.

A Cooperativa de Serviços de Saúde, Envelhecimento e Formação surgiu da vontade de cinco jovens empreendedores, com formação superior nas áreas social, saúde e gestão, especializados em envelhecimento activo e em gestão de equipamentos e cuidados de saúde.

Citados em comunicado, os responsáveis da instituição destacaram que Cooperativa surgiu para dar respostas às necessidades e carências de informação, acompanhamento, promoção e manutenção da saúde e bem-estar de toda a população ao longo do seu ciclo vital.

Publicidade

Toda a actividade desta cooperativa é orientada para o desenvolvimento da formação, promoção e serviços em contexto domiciliário nas áreas da saúde e do envelhecimento com a garantia da qualidade e inovação que sempre nos caracteriza”.

A acção contou com o apoio financeiro da autarquia, facto que permitiu que as formandas tivessem isenção de qualquer pagamento para frequentar o curso.