André FerreiraNa última reunião da CM Penafiel, foi presente alteração ao regulamento do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais do município de Penafiel.

A alteração apresentada, vai na sequência de inúmeras reivindicações apresentadas por diferentes agentes e nomeadamente empresários do ramo, que constataram e bem, que o projeto de regulamento previamente aprovado na Câmara Municipal, era penoso e poderia até comprometer o normal funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

Nomeadamente, devido à imposição rígida do horário de encerramento dos citados estabelecimentos sitos a menos de 50m de complexos habitacionais, que teria de ocorrer na redação inicial do diploma, impreterivelmente às 00h00.

Em suma, aquando da primeira votação do citado regulamento, a Câmara Municipal errou.

A coligação CDS/PSD recuou neste propósito, dando o dito por não dito do que anteriormente tinha sido aprovado, tendo inclusivamente a vereação PS apresentado algumas alterações, mormente a possibilidade de abertura de alguns estabelecimentos comerciais, vulgo padarias, logo pelas 6h00, assim como a possibilidade de abertura de esplanadas nos bares igualmente até às 2h00, ressalvadas que estejam as condicionantes legais.

Dado a este recuo da coligação, poderia o PS acusar a maioria em funções de incapacidade, falta de preparação e de andar ao sabor das críticas, sejam oriundas das redes sociais, ou por outras vias, porém, não o fazemos, porquanto entendemos que corrigir um erro e alterar uma má decisão é um acto revelador de humildade.

Revemo-nos por conseguinte, na alteração consumada, que permitirá que os nossos estabelecimentos possam ser fruídos e usufruídos pela comunidade em horários mais dilatados, que permitam uma maior interação e convívio inter-geracional.

Lamentamos todavia, o comportamento enviesado e neste caso irresponsável e incompetente da coligação CDS/PSD, em não ter feito o mesmo, quando os vereadores do PS solicitaram a reversão da venda do património municipal, nomeadamente do antigo Posto da PSP Penafiel, tendo a maioria em funções reiterado a sua posição a favor da venda de património, contra a vontade do PS.

E é isto eu nos deve fazer pensar e preocupar:

Perante um conjunto de críticas (sustentadas) de diferentes agentes, no que ao horário dos bares diz respeito, a câmara municipal, recuou e deu dito por não dito, e fez bem.

No que toca à alienação de património, tendo o PS demonstrado que a situação era prejudicial e gravosa aos interesses de Penafiel e da nossa população, tendo pedido que a Câmara revertesse a sua posição, e nesse tocante a Coligação CDS/PSD manteve a posição favorável à vende de património municipal, e no caso do antigo Posto da PSP.

São estes comportamentos enviesados e sem justificação aparente que nos levam a questionar:

O porquê de se mudar de posição numa situação e se manter uma péssima decisão noutra?

Há naturalmente razões difíceis de se compreender, mas talvez um dia, saibamos os motivos!!