O ministro da Educação e da Juventude, Tiago Brandão Rodrigues, inaugurou, esta terça-feira, o Centro de Cidadania Digital do concelho de Valongo, em Ermesinde.

O equipamento, localizado no Edifício Dr. Faria Sampaio, assume-se como um espaço de inovação social aberto a toda a comunidade, inclusive aos jovens que já não estudam, mas também não trabalham.

O objectivo do Centro de Cidadania Digital é receber todos os cidadãos que queiram participar de forma activa na resolução de desafios relacionados com emprego; inclusão social e digital; democracia participativa e com a dinamização do concelho.

Ainda antes da inauguração, alguns alunos apresentaram ao ministro ideias para aplicações que iam ajudar a resolver pequenos problemas na comunidade. Outros, falaram do diagnóstico feito aos pontos fortes e fracos ao concelho de Valongo.

Tiago Brandão Rodrigues falou da importância do digital, mas sobretudo dos centros de cidadania como instrumentos para conseguir “cidadãos plenos”. “Isso é basilar, é o princípio mais importante. Dizer às instituições é preciso apostar ali ou ir por outro caminho. Dizer que ainda há muito a fazer”, disse.

“Estão aqui vários jovens de vários concelhos. Uma boa ideia não tem fronteiras e pode ter aplicação social”, sustentou o presidente da Câmara Municipal de Valongo.

“Em Valongo abrirá um centro de cidadania digital para que os nossos jovens que não estudam nem trabalham percebam que têm talento”, adiantou José Manuel Ribeiro. “Isto tem impacto social”, garantiu o autarca.

Publicidade

Este Centro de Cidadania Digital resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Valongo com o CDI Portugal – ONG de inclusão social e inovação digital.

Até agora só existiam mais dois centros semelhantes, em Lisboa. Na sessão de inauguração participou ainda o director executivo do CDI Portugal, João Baracho.

1 Comentário

Comments are closed.