O VIII Festival Internacional de Camélias decorreu, este fim-de-semana, na Praça das Pocinhas, em Lousada, com milhares de apreciadores e colecionadores a visitarem o concelho.

O sucesso do evento e o seu potencial levaram a Câmara Municipal a registar a marca “Lousada – Vila das Camélias”, anunciou o presidente da autarquia, Pedro Machado.

“A autarquia pretende valorizar as potencialidades do produto camélia, na parte ornamental mas, sobretudo, na vertente económica que poderá ter um aproveitamento maior”, afirmou. “É notório o uso que os empresários locais estão a dar a este produto, como o chá, as compotas, as bolachas e, mais recentemente o gin criado por um bar local. Também a Adega Cooperativa de Lousada vai lançar um vinho cujo rótulo está associado às camélias”, referiu Pedro Machado.

Segundo a autarquia, estiveram neste Festival 19 expositores, três deles de Pontevedra e um outro da Corunha, na Espanha, e um dos Açores, além de vários expositores nacionais e da região.

Foram também atribuídos cinco prémios que distinguiram produtores e coleccionadores. A Melhor Camélia de Origem Portuguesa foi atribuída aos Viveiros Mário Mota; o prémio de Melhor Camélia de Origem Japónica foi atribuída ao Parque Terra Nostra, nos Açores; António Assunção arrecadou o prémio para Melhor Camélia Reticulata; a melhor Mesa foi para os estreantes Rosa Fariña y Antonio Pesqueira de Marin, Pontevedra, Espanha; e o prémio relativo à Melhor Camélia de Lousada foi atribuído ao Horto de Romariz. “Cada um dos premiados recebeu, para além da distinção, um prémio monetário no valor de 200 euros”, informa a Câmara em nota de imprensa.

No domingo, cerca de 100 pessoas visitaram os Jardins de Camélias do concelho, passando pelo Jardim do Senhor dos Aflitos, pela Casa de Rio Moinhos, em Covas, pelo Solar do Cedro, em Sousela; e pelos jardins da Casa de Lagoas, em Nevogilde.

Houve ainda um Desfile de Body Painting e de Moda Infantil, com mais de 100 participantes, alusivo às Camélias.

“A edição deste ano do Festival Internacional de Camélias de Lousada teve a maior afluência de sempre”, garantiu a vereadora do Turismo, Cristina Moreira.

No sábado e domingo, Lousada foi também palco de mais um Fim-de-Semana Gastronómico, com 12 restaurantes a darem destaque ao cozido à portuguesa e ao leite de creme.