Entramos numa época do ano, em que na generalidade dos municípios de norte a sul do país, se assiste a diversas realizações e eventos de cariz diversificado, e, claro está, a um número considerável de festas e romarias populares.

Penafiel, naturalmente que não foge à regra, e tem para oferecer aos seus habitantes e visitantes, diversas realizações que contam muitas delas com várias dezenas de anos, e que se vêm revelando um sucesso.

Gostava em primeiro lugar, de destacar um evento celebrado recentemente, e que congregou milhares de pessoas no nosso Parque da Cidade, sendo que esse inolvidável sucesso se deve à mentora do dia dos avós, a saudosa Ana Alisa Couto.

Independentemente do posicionamento que possamos ter, todos aqueles, que de boa fé sentem e vivem genuinamente o nosso concelho, destacam o enorme sucesso que é o Dia dos Avós em Penafiel.

Contudo, devemos ter memória, e é justo e mais que merecido enaltecer a tenacidade, o espírito combativo e a perseverança da nossa concidadã, que durante cerca de 17 anos, dedicou parte da sua vida para a institucionalização do Dia nacional dos Avós.

Nasceu em Penafiel o dia dos avós, e se hoje vemos replicado de norte a sul do país, a celebração desse dia, devemos a uma Penafidelense de excelência, a quem devemos prestar o nosso tributo e homenagem mais que merecidas.

Daqui a dias, começa mais uma edição da Agrival, e desta feita a 40.ª edição deste grandioso certame, que atrai ao nosso município milhares de visitantes.

Esta feira, não obstante ter mantido a sua matriz inicial, de cariz agrícola, foi-se adaptando às novas realidades e aos novos tempos, sendo hoje um espaço de excelência para a realização de negócios e parcerias diversificadas, e bem assim, um local igualmente aprazível para convívio e boa disposição intergeracional.

Andaram bem, aqueles que começaram com esta feira, aqueles que tiveram a ideia arrojada da construção do parque de feiras e exposições (inaugurado em 2001), e têm andado bem todas e todos aqueles que ano após ano, vão mantendo este certame num patamar de excelência que a todos nos enche de orgulho e satisfação.

Penafiel, é também isto, uma terra rica em realizações singulares que potenciam a nossa região em todo o país.

Cabe aos que exercem e aos que se predispõem a exercer funções públicas e políticas, estar à altura dos pergaminhos da nossa história e das nossas gentes, e, se possível, ano após ano se fazer ainda mais e melhor!

Por último, mas não menos importante, uma referência aos talentos de Penafiel que se vão afirmando nas mais diversas modalidades.

Desde a motonáutica, ao ciclismo, atletismo, desportos motorizados, além de outros, são o nosso orgulho, e a prova viva que Penafiel, foi, é, e continuará a ser uma terra de campeões.

Sei que por vezes, algumas pessoas têm dificuldade em compreender o que se vai escrevendo e dizendo de bem sobre Penafiel, confundindo deliberadamente a estrada da beira com a beira da estrada.

Mas há coisas que não se mudam, e paixões que nunca morrem, nomeadamente quando se gosta intemporalmente da nossa terra e das suas gentes, e se mantém inabalável e cada vez mais sustentada e apoiada a vontade de servir e fazer ainda mais e melhor pelo nosso concelho.

Porque, quem sente e vive verdadeiramente o nosso concelho, fica satisfeito ao ver e querer sempre MAIS PENAFIEL!