Esta terça-feira, dia 26 de Abril, a Câmara de Lousada e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo (CPCJ) de Lousada assinalaram o mês de prevenção dos maus-tratos na infância com várias actividades, que envolveram crianças, jovens e adultos. A cor que marcou o dia foi, como não podia deixar de ser, o azul, alusiva ao Laço Azul.

A manhã começou com os alunos de várias escolas do 1.º ciclo a juntar-se na Avenida Senhor dos Aflitos para assinalar a data com dança, música e uma largada de balões azuis, que no interior tinham uma mensagem. “A ideia é que quem encontre o balão fique sensibilizado para a temática da prevenção dos maus-tratos na infância e passe a palavra a outras pessoas”, diz nota de imprensa da autarquia.

O dia contou ainda com actividades como a sensibilização à comunidade com entrega de flyers sobre o tema e de laços azuis, mas também uma sessão de sensibilização designada “mais direitos, mais saúde”, também na Avenida Senhor dos Aflitos.

Durante o mês de Abril, a CPCJ realizou inúmeras iniciativas como o workshop “Mais cidadania para as famílias”; acções de sensibilização “Stop violência no namoro”, nas escolas do concelho; acções de sensibilização para a promoção dos direitos das crianças e jovens, destinadas a alunos do ensino secundário e o IV Ciclo de Conferências da CPCJ: “Do risco ao perigo: inovação na intervenção com crianças, jovens e suas famílias”.

No ano de 2015, a CPCJ de Lousada instaurou 152 processos, dos quais 144 foram novas sinalizações e 8 foram remetidos por outras CPCJ por não terem competência territorial para actuar. De 2014 transitaram 124, sendo que foram também reabertos 67 processos. Na totalidade a CPCJ de Lousada movimentou 343 processos de promoção e protecção.

A principal origem das sinalizações veio da comunidade, mediante denúncia anónima (52 denúncias), dos estabelecimentos de ensino (51 denúncias) e da GNR (36 denúncias).