O DigiLEAD é o primeiro projeto financiado pelo Erasmus+ que se foca no apoio a líderes escolares e equipas de liderança para desenvolver e implementar estratégias digitais nas escolas com base nas necessidades emergentes devido à pandemia de Covid-19, ao mesmo tempo que apoia professores e estudantes a melhorar as suas aptidões e competências digitais.

Nos últimos dois anos, o consórcio desenvolveu material de apoio sobre a forma como os dirigentes escolares podem desenvolver estratégias de transformação digital para as suas escolas. Trata-se de um conjunto de ferramentas abrangente com orientações e material didático, um programa de formação com workshops práticos e uma plataforma de eLearning com um curso de autoaprendizagem sobre liderança com tecnologia.

De junho a setembro do ano passado, os parceiros implementaram o programa de formação a cerca de 127 participantes no Chipre, na Grécia, na Bulgária, em Portugal e nos Países Baixos. Os participantes exploraram tópicos como a definição de uma visão clara da escola e de um plano de ação, a realização de uma análise SWOT no contexto escolar, a implementação de estratégias inovadoras para o ensino, a aprendizagem e a avaliação digitais e a garantia de infraestruturas e equipamentos adequados, apoio, privacidade, saúde e bem-estar na aprendizagem digital.

O material encontra-se disponível no website do projeto para quem esteja interessado em aprender sobre estes tópicos no seu próprio ritmo e tempo. Todas as lições aprendidas, as boas práticas e as principais recomendações políticas resultantes da implementação do projeto estão reunidas num Relatório de Recomendações Políticas, também disponível online.

Para uma maior divulgação dos resultados, realizaram-se no passado mês de dezembro eventos multiplicadores nacionais em todos os países parceiros, com mais de 200 participantes. No dia 19 de dezembro, o ITD organizou uma conferência em Bankya, na Bulgária, onde os participantes locais foram informados sobre os resultados e as boas práticas nacionais e europeias. Seguiu-se uma mesa-redonda sobre recomendações políticas, proporcionando uma oportunidade de reflexão.

Para mais informações podem ser seguidos o Facebook e Instagram. Quem pretender informações adicionais pode visitar site ou contactar artur.pinto@nullcm-lousada.pt)

A parceria do projeto é composta pelo ITD (Bulgária), CARDET (Chipre), Universidade de Nicósia (Chipre), KMOP (Grécia), RDPSEA (Grécia), Município de Lousada (Portugal) e ESHA (Países Baixos).