Imagem: Google Maps

Um grupo de cidadãos de Lustosa, Lousada, convocou para este sábado, por volta das 14h00, junto à EB 2,3 de Lustosa, na EN106, uma manifestação com o objectivo de alertar para a sinistralidade e a falta de condições naquela via com elevado tráfego automóvel.

A manifestação surge na sequência no trágico acidente ocorrido na passada terça-feira, nas imediações deste estabelecimento de ensino, que tirou a vida de Sara Cunha, de 17 anos, jovem que residia na freguesia, causando ferimentos ligeiros numa outra jovem da mesma idade.

Ao Verdadeiro Olhar, Judite Lopes, uma das pessoas que está ligada à manifestação, revelou que a iniciativa tem apenas como propósito advertir as autoridades responsáveis para a necessidade de adoptar medidas que contribuam para minimizar os acidentes naquela artéria, que é da responsabilidade das Infraestruturas de Portugal, abrandar o trânsito e garantir a segurança dos seus utilizadores.

“Não queremos transformar isto num circo. Tenho contactado algumas pessoas no Facebook e verifiquei que as pessoas estão indignadas e que querem fazer alguma coisa, evitar que mais situações como a que aconteceu se repitam. Sou mãe, tenho um filho e como cidadã tenho também a obrigação de garantir e zelar pela segurança dele. Isto não pode voltar a acontecer”, disse, salientando que só com a intervenção de todos, da comunidade, mas também das entidades locais, será possível levar a Infraestruturas de Portugal a adoptar medidas que garantam a segurança de todos.

“Sei que a União de Freguesias de Lustosa e Barrosas Santo Estêvão sozinha não consegue resolver o problema, mas todos juntos conseguiremos ir mais longe”, desabafou.

O presidente da Junta de Freguesia de Lustosa e Barrosas Santo Estêvão, Armando Silva, confirmou, entretanto, que vai juntar-se ao protesto, agendado para este sábado.

O autarca reiterou que a comunidade local está em estado de choque e revoltada com a morte da jovem Sara Cunha, sendo vital implementar rapidamente medidas, nomeadamente a colocação de lombas e accionar os semáforos no local de forma a garantir a segurança de todos.

O responsável pela União de Freguesias de Lustosa, Barrosas Santo Estêvão chamou, também, a atenção para a necessidade de tornar a passadeira que existe no local mais visível de forma a assegurar que a travessia dos peões é feita em segurança.

“Estamos a falar de intervenções que não são dispendiosas e que contribuem para tornar aquela via mais segura”, acrescentou, sustentando que a União de Freguesias de Lustosa, Barrosas Santo Estêvão vai continuar a lutar pela segurança e bem-estar da comunidade local, pressionado a Câmara de Lousada e outros actores para a necessidade de verem estas reclamações cumpridas.

Refira-se que o PSD Lousada, entretanto, emitiu um comunicado no qual lamenta a morte da jovem e assume que este trágico acidente reaviva preocupações do partido. “O PSD Lousada lamenta profundamente a morte da jovem Sara Cunha. Informa, ainda, que considerou as circunstâncias e local do acidente e partilha das preocupações da população lustosense. As informações dão conta de que os semáforos não estavam a funcionar, situação que era recorrente e que põe em perigo a segurança dos automobilistas e também dos peões, ainda mais por se tratar de uma zona frequentada por crianças e jovens da escola EB 2,3 e secundária de Lustosa”, lê-se na nota. “Tendo em conta a gravidade da situação e respondendo aos anseios e preocupações da população, o PSD Lousada irá fazer chegar as suas reivindicações às instâncias responsáveis, obrigando-as a tomar medidas. Na próxima reunião de Câmara, os vereadores exporão a situação e instarão o executivo a agir junto das entidades competentes”, refere ainda o partido.

Contactada a Infra-estruturas de Portugal, a entidade esclareceu que tem conhecimento da situação naquela via e que está a analisar e a estudar um conjunto medidas a implementar. A mesma fonte garantiu que no que toca aos semáforos, a Infraestruturas de Portugal tem-se deslocado ao local sempre que tem conhecimento de avarias, salientando que os mesmos têm sido alvo de actos de vandalismo.

Refira-se que o funeral da jovem Sara Cunha realiza-se, hoje, pelas 17h00. O corpo estará presente na casa mortuária de Lustosa.