Está agendada para esta noite uma conferência da Federação Distrital do Porto sobre a Linha do Vale do Sousa. José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo e candidato à liderança deste órgão distrital, enviou uma carta aberta aos militantes criticando o facto de os representantes do concelho de Valongo, que integram a defesa deste projecto desde o início, não terem sido convidados a participar.

Recorde-se que irão ser oradores autarcas e presidentes das comissões políticas de Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira e Paredes.

“Esta iniciativa da direcção distrital, que envolve a presença de um membro do Governo, visa excluir propositadamente um dos municípios sempre envolvido no processo, que mesmo sendo gerido pelo mesmo partido dos restantes municípios – Partido Socialista – é vítima, com clara intenção, de uma atitude anti-democrática, discriminatória, sectária para não dizer estalinista”, critica José Manuel Ribeiro na missiva enviada, dirigida a Manuel Pizarro, actual presidente e recandidato à liderança da distrital do PS.

Publicidade

“Muitos militantes socialistas do distrito do Porto, conhecedores de toda a luta pela defesa de uma nova linha ferroviária para o Vale do Sousa, foram surpreendidos com a divulgação de uma iniciativa institucional online (…) com a particularidade de excluir do debate, o município de Valongo, um dos cinco municípios envolvidos no projecto entregue ao Governo”, ataca o também presidente da Câmara de Valongo, lembrando que além da linha passar neste território, o município sempre esteve “com os municípios de Paredes, Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras, neste decisivo projecto de mobilidade para uma das regiões mais fortemente industrializadas do país”.

O concelho de Valongo subscreveu o manifesto em defesa da linha do Vale do Sousa entregue ao Governo em 2018 e tem vindo a participar nas várias reuniões, eventos e estudos que defendem o projecto desde essa altura.

José Manuel Ribeiro critica esta falta de imparcialidade em período eleitoral. “É lamentável esta atitude, pois ‘apagar’ das fotografias camaradas não faz parte do património do nosso partido, e por outro lado revela uma cultura política que convive mal com a democracia interna e com o direito de participação livre na definição do futuro colectivo do PS Porto”, acusa.

Contactada pelo Verdadeiro Olhar, a Federação do PS Porto esclarece simplesmente que “foram convidados a participar no debate online Linha do Vale do Sousa: projecto ou utopia?, tendo aceitado o convite, todos os presidentes das câmaras municipais socialistas e todos os presidentes das concelhias do PS da região do Vale do Sousa”. “Ninguém foi excluído em função da sua posição ou opinião relativamente às eleições para a Federação Distrital do Porto do Partido Socialista, que foram, entretanto, reagendadas para 18 de Julho. Este é um projecto que deve unir a região do Vale do Sousa. Não se compreende que alguém de fora da região coloque em causa este estado de espírito”, aponta a estrutura.​

As eleições para a Federação do Porto do Partido Socialista acontecem a 18 de Julho e opõem Manuel Pizarro e José Manuel Ribeiro.