Já há vencedores do Circuito Lousada a Correr e os prémios já foram entregues pela autarquia. No escalão seniores femininas, o primeiro prémio foi entregue a Ana Lídia Nunes, seguida de Carla Nunes e Elisabete Pires. Na categoria masculinos, o vencedor foi Miguel Coelho, tendo como segundo classificado Carlos Bessa e, em terceiro lugar, Ricardo Queirós.

Pelos veteranos, maiores de 35 anos, o vencedor foi Pedro Sousa, a que se seguiu Tarcísio Bento e Nuno Machado. Cláudia Coelho, Marta Rocha e Carla Freitas foram as três melhores classificadas no escalão maioresde 40.

No que respeita ao escalão seguinte, os vencedores foram Paulo Leão Pedro Magalhães e Bruno Teixeira. Em veteranas mais de 45 a premiada foi Célia Mendonça.

António Teixeira, Telmo Cardoso e Paulo Sampaio foram os três atletas que se destacaram no escalão seguinte.

Outras veteranadas que subiram ao pódio, Maria Dias ficou em primeiro lugar, seguida de Antónia Bessa e de Filipa Ventuzelos, assim como se destacaram foram Hugo Romano, José Sousa e Rui Martins. Clara Lima foi a única premiada no seu escalão veteranas.

Adão Regadas, António Augusto Silva e João Guimarães foram os três primeiros classificados em veteranos M55. Já no escalão de M60, quem se destacou foi José Ferreira, Manuel Costa e António Sousa.

A classificação Geral Feminina teve como vencedora Ana Lídia Nunes, seguida de Antónia Bessa e Carla Nunes.

Pedro Sousa, Miguel Coelho e Pedro Guimarães foram os três atletas que se destacaram na classificação Geral Masculina

Este é um projeto promovido pelo município, na área do atletismo, que visa organizar um campeonato anual de provas de atletismo realizadas no concelho de Lousada, agregando provas organizadas por coletividades ou outros e procedendo à classificação por escalão etário e género, dos atletas aderentes.

O Circuito Lousada a Correr tem como objetivos “dinamizar e desenvolver a prática da modalidade de atletismo, aumentar a percentagem de cidadãos que encontram nesta modalidade uma forma de prática de atividade física regular, dado que a mesma pode ser começada por iniciativa individual, sem grandes exigências em termos de equipamentos desportivos ou utilização de equipamentos desportivos especiais, combater o sedentarismo e promover hábitos de vida saudáveis e aumentar o número de participantes nas provas organizadas pelas associações locais”, explica a autarquia.

Assim, Centro de Marcha e Corrida gerido pelo Município de Lousada junta ao Programa Municipal de Caminhadas e ao Free Running o Circuito Lousada a Correr.

Desde 2018 que são atribuídos prémios que nos diversos escalões femininos e masculinos. Para esta edição do Lousada a Correr fazem parte várias provas relativas ao ano de 2023, como a Corrida de Carnaval de Lousada, 10 mil metros em Pista, Trail Solidário – Bombeiros de Lousada, VI Street Cross Lustosa, Corrida de Homenagem José Magalhães e S. Silvestre de Lousada.