A freguesia de Boelhe, no concelho de Penafiel, acolheu IX Festival de Folclore de Boelhe e o 1.º Encontro etnográfico Luso-Galaico, uma organização da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli.

O intercâmbio cultural juntou quatro grupos folclóricos. Além do Rancho Folclórico de Boelhe, o IX Festival de Folclore de Boelhe contou com as presenças do Rancho Folclórico São Pedro de Canidelo (Vila do Conde), do Rancho da Casa do Povo da Conceição (Faro) e do Grupo de Baile Xamaraina, oriundo de A Guarda, província de Pontevedra (Galiza).

O festival realizou-se no Largo da Arca foi antecedido do tradicional cortejo de rua, de uma homenagem aos associados e elementos falecidos com a celebração de uma eucaristia na Igreja Paroquial de S. Gens, recebendo das mãos de uma antiga componente,  a bandeira/porta-estandarte utilizada pelo grupo de folclore durante a década de 80, sob sua guarda durante três décadas.

O IX Festival de Folclore de Boelhe ficou, também, marcado por um jantar convívio de confraternização entre os grupos participantes, tendo decorrido nas antigas instalações da escola EB1 de Bairros n.º 2, cedidas desde Março último pela Junta de Freguesia de Boelhe.

Segundo a organização, este evento teve como objectivos preservar, através do folclore e da etnografia, o tempo dos antepassados e das gentes do Tâmega.

Pretendeu-se, também, recuperar os tempos em que os trabalhos agrícolas, como as mondas, as desfolhadas ou as espadeladas do linho eram pretexto suficiente para puxar da concertina ou da viola e dar ritmo aos movimentos, promovendo os usos e costumes locais.