Está em curso um investimento de cerca de três milhões de euros, co-financiado, para expandir a rede de saneamento em Penafiel. A intervenção abrange várias freguesias.

O objectivo é “fornecer um serviço de saneamento com maior qualidade aos penafidelenses”, adianta a Câmara.

Segundo a autarquia, a empresa municipal Penafiel Verde está a “expandir e melhorar os sistemas de saneamento de águas residuais no concelho, através da execução da rede de águas residuais e da aquisição de equipamentos de transporte e tratamento”. O município refere ainda que se pretende que haja “um aumento na adesão de mais munícipes ao serviço de águas residuais”.

A acção em curso está dividida em três partes: A primeira consiste na execução de saneamento de águas residuais para aglomerados populacionais e respectiva interligação ao sistema em alta; outra fase é a implementação de soluções de tratamento locais, onde os aglomerados se encontrem em locais com relevo acentuado e distantes geograficamente de equipamentos de tratamento de águas residuais já existentes, relata o município. “Por último, dar uma resposta na colecta de águas residuais, através de meios móveis, provenientes de fossas privadas e efectuar o respectivo tratamento, por forma, a que a sua descarga cause o menor impacto nos recursos hídricos da região, com a criação de uma ETAR compacta (freguesia de Canelas) e limpa fossas”, acrescenta a mesma fonte.

Algumas das obras já foram executadas – em Penafiel, Guilhufe e Urrô, São Mamede de Recezinhos, Termas de São Vicente e Irivo – e outras estão ainda a decorrer, com execução da rede de drenagem de águas residuais em Croca, Guilhufe e Urrô e Abragão. 

Este é um projecto co-financiado pelo POSEUR (Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).