A Igreja Matriz de Valongo comemora, este ano, os 200 anos da Sagração do Altar. A Câmara Municipal avança que “vai promover um conjunto de iniciativas com destaque para o património artístico e religioso”, em conjunto com a Paróquia de São Mamede, para assinalar este bi-centenário.

“A imponente Igreja de S. Mamede de Valongo, pertenceu ao Mosteiro de S. Cristóvão de Rio Tinto até ao séc. XVI, e depois, até ao séc. XIX, ao Mosteiro de S. Bento de Ave Maria, no Porto”, refere a autarquia, acrescentando que “veio a ser substituída no século XVIII por uma edificação mais ampla e majestosa”

A 20 de Setembro de 1823, após conclusão das obras do corpo do edifício, foi celebrada a primeira missa – sagração do altar.

O programa comemorativo já arrancou e termina em Setembro.

Conheça as próximas actividades.

2 de Abril – Concerto coral promovido pelos Grupos Corais da Paróquia de Valongo

De 9 de Abril a 8 de Junho – “O legado Eucarístico de Valongo”, exposição de alfaias litúrgicas e paramentos ligados ao Culto Eucarístico na, patente na Igreja, Sacristia, Nave e Coro Alto.

Junho – Inauguração, no adro da Igreja, da exposição fotográfica dos casamentos realizados no concelho com mais de cinquenta anos, intitulada: “O Santo que Apadrinhou Juras e Amor”

8 de Junho – Apresentação pública de um novo Pano de Entrada, Guarda-vento comemorativo dos 200 anos Sagração do Altar, após Eucaristia Solene;

11 de Junho – Colóquio: “Arquitetura: Linguagem humana do Sagrado”, com a presença de Adélio Abreu, na Igreja Matriz.

15 de Agosto – Concerto de temas Marianos com o Coro de Grijó, na Igreja Matriz; apresentação de uma brochura sobre as pinturas e os artistas românticos que trabalharam para Igreja.

De 15 de Agosto a 15 de Setembro – Inauguração da “Exposição Mariana”, dedicada à Assunção de Maria e à Senhora das Dores.

20 de Setembro – Dia comemorativo dos 200 Anos, com a Eucaristia Solene, presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda e precedida de um concerto de órgão.

23 de Setembro – Apresentação, na Igreja Matriz, do livro Património Artístico e Religioso da autoria de Joel Cleto, acompanhado de um apontamento musical e lançamento de coleção de postais comemorativos do bicentenário.

24 de Setembro – Eucaristia solene.