Já é conhecida a distribuição de pelouros na Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

O presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, que no primeiro mandato tinha 12 áreas sob a sua tutela, optou por manter sob a sua alçada três pelouros chave nos próximos quatro anos: Desenvolvimento Económico, Ordenamento do Território e Obras Públicas.

Quem fica com a responsabilidade da maioria dos pelouros até agora geridos pelo presidente da Câmara é Paulo Ferreira, que se estreia na vereação com pelouros. Fica com a Articulação com as Freguesias, o Licenciamento e Autorização, os Serviços Jurídicos, o Equipamento Rural e Urbano, a Energia, a Defesa do Consumidor e o Gabinete de Comunicação.

Paulo Ferreira ganha ainda a tutela da Habitação (Social e Cooperativa), até agora com Filomena Silva, e o Ambiente, que estava com Joaquim Sousa.

Filomena Silva mantém a Acção Social e Saúde e passa a gerir as questões da Juventude e Tempos Livres, áreas até agora tuteladas a meias por Humberto Brito e Paulo Sérgio Barbosa.

Também os pelouros de Paulo Sérgio Barbosa, que continua a ser vice-presidente da autarquia, sofrem poucas mexidas. O vereador mantém a Educação, Património, Cultura e Ciência, Desporto e Associativismo, Protecção Civil, Turismo e Artesanato e Comunicações e Transportes. Passa ainda a tutelar um novo pelouro chamado Oficinas Municipais.

Por último, Joaquim Sousa continua a ter a seu cargo as áreas financeiras. Terá como pelouros Gestão Financeira e Económica, Gestão de Recursos Humanos e Modernização Administrativa, Contra-Ordenações e ainda a Polícia e Fiscalização Municipal, antes com Paulo Sérgio Barbosa.

A reunião de câmara para aprovar a distribuição de pelouros decorre ao final da tarde desta quarta-feira. Recorde-se que, nestas autárquicas, Humberto Brito reforçou a maioria passando o PS a estar representado no executivo com cinco elementos enquanto o PSD elegeu apenas dois.