As  I Jornadas dos Assistentes Operacionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, realizadas na passada sexta-feira, contaram com 400 inscrições de profissionais da zona Norte do país. A “forte adesão”, que obrigou os participantes a dividir-se entre o auditório do Hospital Padre Américo e a Biblioteca, onde os participantes puderam seguir os trabalhos através de videoconferência, leva a comissão organizadora a estar já a preparar uma segunda edição do encontro, prevendo que se realize em Maio do próximo ano, adianta nota de imprensa.

“Inicialmente pensadas para dinamizar o grupo profissional de assistentes operacionais do CHTS, rapidamente a organização percebeu a lacuna de oferta formativa nesta área”, referem.

As jornadas debateram o papel dos assistentes operacionais numa instituição de saúde, a humanização e a excelência nos cuidados e a importância da formação no desempenho profissional, entre outros.

Durante a sessão, José Ribeiro, enfermeiro director do CHTS, salientou a “importância vital dos assistentes operacionais, tanto no apoio aos cuidados prestados como na humanização destes cuidados”. “Depois da enfermagem, são o segundo grupo com mais profissionais, e a sua presença é transversal, estão presentes em todos os serviços do centro hospitalar. É necessário valorizar a profissão e apostar na formação, reforçar competências”, referiu.

“O futuro destes profissionais da saúde passa pela diferenciação da sua actividade e pela aquisição de competências específicas, pela formação especializada nas diferentes áreas de actuação dos serviços de saúde”, defendeu Ponciano Oliveira, da Administração Regional de Saúde do Norte.