Daniel Moreira, ex ciclista da Paredes Fortunna, foi o elemento da Seleção Nacional de Juniores que obteve melhor classificação no contrarrelógio inaugural do Tour du Pays de Vaud, prova suíça de referência no calendário da Taça das Nações.

Recorde-se que, há cerca de um mês, a equipa neerlandesa da Willebrord Wil Vooruit anunciou a contratação de Daniel Moreira, ciclista português de 17 anos, e que vestia a camisola da Paredes/fortunna. Natural de Viana do Castelo, o ciclista juntou-se a uma formação que colabora com a equipa Hagens Berman Axeon, por onde passou João Almeida, António Morgado, Ruben Guerreiro, entre outros.

Já sobre o Tour du Pays de Vaud, o contrarrelógio individual de 7,2 quilómetros, teve partida e chegada em Gollian, tendo Daniel Moreira terminado em 52.º, a 45 segundos do checo Pavel Sumpik, que venceu a prova com 9m15s, assumindo a liderança da classificação geral da prova, revela a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Segundo o selecionador nacional, José Poeira, citado na mesma nota, “o contrarrelógio era perigoso, porque começou a chover e o percurso tinha algumas curvas perigosas e estradas estreitas. Não temos um verdadeiro contrarrelogista, por isso o objetivo era perder o menor tempo possível e diminuir o risco de quedas. Arriscar podia comprometer os próximos dias e as etapas de montanha, que podem fazer a diferença”.

Esta sexta-feira, a partir das 13h00, os jovens portugueses vão enfrentar a etapa mais longa da competição, com algum sobe e desce ao longo dos 121 quilómetros que vão ligar Apples a Chamblon. A 1100 metros da chegada, prevista para as 16h10, está colocada uma contagem de montanha de segunda categoria.