A Escola Secundária de Valongo foi palco, no dia 16, da Feira da Saúde e da Protecção. Prevenção foi o mote da iniciativa organizada pelo Projecto Educar para a Saúde e pelos Clubes da Protecção Civil e Ambiente e Despertar ConsCiências do Agrupamento de Escolas de Valongo.

“O evento teve como principal objectivo sensibilizar para a importância da prevenção e promoção de saúde, da segurança e da protecção civil, bem como para o reforço das boas práticas”, referem os responsáveis pela organização. “O balanço da actividade foi muito positivo pois permitiu uma interacção muito enriquecedora entre os profissionais e toda a comunidade educativa”, acrescenta nota de imprensa.

A comunidade escolar teve acesso a várias actividades relacionadas com os serviços de saúde e segurança no trabalho, exposição de trabalhos temáticos, dança e workshop de culinária, com alunos da educação pré-escolar das escolas da Balsa e de Fijós. Realizou-se ainda um peddy – paper que implicou a descoberta de informações para a resolução de várias situações-problema, relacionadas com mitos e verdades do cancro, DST, Contracepção, SPV, obesidade juvenil, alimentação saudável, acidentes rodoviários, incêndios florestais, saúde no trabalho e agentes da Protecção Civil.

Os alunos do 9.º ano participaram ainda numa sessão sobre Suporte Básico de Vida, com a colaboração do ACES Maia/Valongo e dos Bombeiros Voluntários de Valongo, e com a utilização de oito manequins de treino, cedidos pela Câmara Municipal de Valongo.

O evento permitiu ainda dar a conhecer várias instituições que prestam cuidados de saúde e protecção à comunidade em que o agrupamento se insere, como os Bombeiros Voluntários de Valongo, o Agrupamento de Centros de Saúde Maia/Valongo, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Protecção Civil de Valongo.

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, o vereador da Orlando Rodrigues e o Comandante Operacional da Protecção Civil, Delfim Cruz, marcaram presença nesta Feira da Saúde e da Protecção.