Foto: Câmara de Lousada

“Reencontro com a Natureza”, assim se designa o documentário produzido pelo município de Lousada e por uma produtora de audiovisuais, que tem como objectivos mostrar ao país as particularidades do património natural de Lousada, a fauna, a flora, assim como as suas paisagens. Será exibido na SIC a 15 de Março.

Segundo o vereador do Ambiente da Câmara de Lousada, Manuel Nunes, o documentário quer mostrar à comunidade e ao país as particularidades do património natural de Lousada a fauna, a flora e as paisagens.

“Queremos mostrar à comunidade e ao país as particularidades do património natural de Lousada a fauna, a flora, as paisagens, mas também a forma como a natureza e a espécie humana se têm interligado ao longo do tempo, criando oportunidades para a natureza prosperar, às vezes paredes-meias com os seres humanos”, diz o vereador, salientando que se trata de um documentário que visa também mostrar de que forma a autarquia, através dos esforços de conservação desenvolvidos em estreita relação com a comunidade local, tem vindo a mudar o paradigma da conservação da natureza e da valorização da natureza enquanto elemento preponderante no bem-estar comum.

Foto: Câmara de Lousada

“Sendo este um território fortemente antropizado desde tempos recuados, o facto de os trabalhos de campo desenvolvidos ao longo dos últimos anos terem identificado 180 espécies de vertebrados e 380 espécies de plantas, muitas delas raras e ameaçadas no contexto nacional, torna Lousada num território onde persiste uma importante e assinalável diversidade biológica que importa conhecer, preservar e promover. Esperamos que o documentário venha a ajudar neste aspecto, funcionando como ferramenta de divulgação e sensibilização em larga escala já que passará em canal aberto, num dos espaços televisivos mais considerados em termos de audiência televisiva”, destacou.

O responsável pelo pelouro do Ambiente avançou que o projecto foi preparado ao longo dos últimos anos, estando inserido no Ano Municipal da Acção Climática, instituído pela autarquia lousadense.

“Este projecto está a ser preparado ao longo dos dois últimos anos e chegou a bom termo agora, pelo que se conjugaram todos os factores para a sua integração como uma das iniciativa promocionais do ano Municipal para a Acção Climática, tanto mais que muitas das acções e projectos referidos no documentário concorrem directamente para este propósito de actuar positivamente no território, mitigando o impacte das alterações climáticas e salvaguardando os espaços naturais como elementos fundamentais à sobrevivência de pessoas, plantas e animais”, frisou.

“Em apenas cinco anos, o paradigma ambiental do concelho mudou 180 graus, tornando-se numa referência nacional e internacional em matéria de ambiente “

Fotografia: Câmara de Lousada

Manuel Nunes realçou que o documentário dará uma perspectiva holística do que o município de Lousada tem vindo a desenvolver localmente desde 2015.

“Em apenas cinco anos, o paradigma ambiental do concelho mudou 180 graus, tornando-se numa referência nacional e internacional em matéria de ambiente e conservação da natureza, mobilizando milhares de pessoas anualmente para essa causa. Esperamos que visualizar, em horário nobre e num dos canais com mais audiência nacional, um documentário inteiramente dedicado ao património natural de Lousada e ao trabalho em curso, permita aos lousadenses experimentar um sentimento de orgulho identitário, mas sobretudo tomar conhecimento do quanto está a ser feito e de quão importante e preciosa será a ajuda individual para este propósito colectivo”, manifestou, mostrando-se confiante que o documentário possa contribuir para mudar consciências.

“Assim o esperamos. Sobretudo vai surpreender e trazer para primeiro plano um mundo desconhecido para a maioria das pessoas que cá vivem”, atalhou.

Ao Verdadeiro Olhar, o Manuel Nunes garantiu, também, que após a sua estreia, o documentário será utilizado como ferramenta de divulgação do património natural do concelho.

“Certamente que as escolas, mas também as colectividades, os movimentos sénior e demais entidades parceiras de projectos como o Plantar Lousada, BioEscola, Lousada Guarda-Rios, Gigantes Verdes, Lousada Jardins ou BioSénior entre muitos outros, serão contempladas com esta original forma de comunicar os nossos valores naturais”, referiu.

O documentário integra mais de 800 horas de filmagens e dá a conhecer o comportamentos animais, alguns dos quais nunca filmados no país.