Centenas de pessoas foram já apoiadas pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS 3G Penafiel Social desde que o projecto arrancou em Dezembro de 2015. Mas no total dos três projectos já liderados pela Associação para o Desenvolvimento de Lagares foram milhares os utentes que receberam ajuda em várias vertentes, sobretudo no apoio à empregabilidade.

“Há empresas que ajudamos a construir e postos de trabalho que ajudamos a criar. E houve dezenas de pessoas que conseguiram emprego pelo apoio que lhes demos”, garante Belmiro Barbosa Pereira, presidente da instituição.

Esta terça-feira, foram assinados os protocolos de parceria do programa com 18 parceiros, na Biblioteca Municipal de Penafiel, entre os quais estão inúmeras IPSS do concelho, a Associação Empresarial de Penafiel, a Cooperativa Agrícola de Penafiel e instituições bancárias.

 

Objectivo passa pelo aumento da empregabilidade e pelo combate a situações críticas de pobreza

O CLDS 3G Penafiel Social terá a duração de três anos. Tem como objectivos promover a inclusão social dos cidadãos através de acções, em parceria, que contribuam para o aumento da empregabilidade e para o combate a situações críticas de pobreza, especialmente a infantil. Pretende ainda actuar na inclusão activa de pessoas com deficiência e incapacidades e promover a capacitação e organização de instituições de âmbito local.

Segundo os responsáveis, nestes primeiros cinco meses de trabalho já foi possível colocar 12 pessoas no mercado de trabalho, dinamizar sessões de orientação vocacional para 260 alunos e atender no Gabinete de Apoio à Família 150 pessoas.

Belmiro Barbosa Pereira salienta que “este é um projecto do concelho de Penafiel e não só de Lagares”. “Os projectos anteriores envolveram milhares de pessoas. Há empresas que ajudamos a construir, postos de trabalho que ajudamos a criar. E houve dezenas de pessoas que conseguiram emprego pelo apoio que lhes demos. Uma das mais-valias deste projecto é termos resultados concretos”, afirmou o presidente da Associação para o Desenvolvimento de Lagares. Segundo dados do Contrato Local de Desenvolvimento Social já terão sido apoiadas mais de 5.800 pessoas.

Já o presidente da Câmara Municipal de Penafiel salientou a importância das parcerias estabelecidas para a concretização deste projecto “complexo e exigente”.

“O CLDS é mais um factor para prosseguirmos o objectivo de ter um concelho mais inclusivo, solidário, coeso e justo. O balanço é positivo e os resultados estão devidamente quantificados”, salientou Antonino de Sousa.

 

O que é o CLDS 3G Penafiel Social?

É um programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de terceira geração, promovido pela Câmara Municipal de Penafiel e Instituto da Segurança Social. É coordenado pela Associação de Desenvolvimento de Lagares, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Pretende implementar diversas medidas distribuídas por três eixos. O primeiro diz respeito a “Emprego, formação e qualificação” e passa por promover a empregabilidade, estimulando a procura de emprego através de divulgação de ofertas e oportunidades de trabalho; através de medidas activas de emprego e oportunidades de inserção profissional e de qualificação; pela colaboração na criação de projectos de auto-emprego e em iniciativas de empreendedorismo; entre outros.

O eixo 2 diz respeito à “Intervenção Familiar e Parental, preventiva da pobreza infantil”, com o CLDS a procurar implementar estratégias ao nível da promoção da qualificação da família e também com a criação de um Gabinete de Apoio à família. No terceiro eixo a intervenção passa pela “Capacitação da Comunidade e das Instituições” com apoio à auto-organização dos habitantes, desde o associativismo, dando apoio à criação e revitalização de associações de moradores, juvenis, e outras; até ao acesso a plataformas públicas e digitais como o Portal do Cidadão e o Portal das Finanças. Ainda neste eixo, o CLDS dá apoio no acesso à loja e balcão sociais.

Algumas das metas já alcançadas nos últimos cinco meses

Eixo 1:

  • 80 pessoas desempregadas são acompanhadas individualmente na procura activa de emprego, sendo que 12 dessas pessoas encontram-se actualmente integradas no mercado de trabalho (no final de execução do projecto pretendem alcançar 380 pessoas);
  • Foi realizada uma acção de (in)formação sobre técnicas e competências de procura activa de emprego com cerca de 10 pessoas desempregadas (no final de execução do projecto pretendem chegar às 200 pessoas);
  • Foi elaborado e disponibilizado um guia contendo ferramentas de empregabilidade;
  • Apoiaram a criação de 2 empresas (querem chegar aos 40 potenciais empreendedores apoiados);
  • Foram elaboradas 9 candidaturas a medidas activas de emprego/apoio à contratação (meta: 45 pessoas);
  • Foram realizadas 19 sessões de orientação vocacional abrangendo um total de 260 alunos em transição de ciclo (pretendem dinamizar 28 sessões);
  • Foram dinamizadas 3 sessões sobre competências sociais e profissionais, por forma a facilitar a integração de jovens em estágio/actividade profissional abrangendo um total de 78 alunos;

Eixo 2:

  • No Gabinete de Apoio à Família são acompanhadas 35 pessoas e/ou famílias que perfazem um total de 150 atendimentos descentralizados/visitas domiciliárias e elaboradas 8 candidaturas no âmbito do Plano Municipal Solidário;
  • Foi realizada 1 sessão de informação/sensibilização para pais em parceria com um agrupamento de escolas do concelho sobre a alimentação saudável (querem realizar 10 sessões);
  • Foram realizadas 4 sessões de sensibilização/informação para jovens sobre várias temáticas (Bullying, violência no namoro, gestão de ansiedade em contexto escolar, entre outros) em parceria com os agrupamento de escolas do concelho, abrangendo um total de 190 alunos e 4 actividades lúdicas e pedagógicas no período de férias escolares da Páscoa que contou com a presença de 17 crianças;
  • 2 programas de promoção de competências parentais;

Eixo 3:

  • Apoio na auto organização de 3 associações de estudantes (no final de execução do projecto pretendem alcançar 8 associações criadas/revitalizadas);
  • Apoio a 118 pessoas no acesso a plataformas públicas digitais (acesso ao Portal das Finanças para preenchimento do IRS, Segurança Social Directa, Portal do Cidadão, entre outros).