André FerreiraÉ absolutamente lamentável e de um despudor sem limites, vir o autarca de Penafiel, com o populismo que lhe é característico, acusar sem mais outros pela sua incompetência e incapacidade de resolver problemas vitais do concelho que preside.

No início do ano, os vereadores do PS apresentaram uma proposta na Câmara Municipal, para a autarquia local, adquirir a expensas próprias um veículo da tipologia de auto escada, para servir as nossas corporações de Bombeiros.

Aliás, essa aquisição seria importantíssima para as nossas corporações, ficando a mesma a integrar o dispositivo distrital.

Maior pertinência, tinha a sua aquisição, devido ao incêndio de grandes proporções que afetou algumas habitações na praça da escritaria em Penafiel, onde foram igualmente denunciados alguns erros de construção em obras pagas a peso de ouro pela Câmara Municipal, mas que ninguém com responsabilidades municipais, se pronunciou até ao momento.

A proposta apresentada pelos vereadores do PS foi chumbada, como aliás a esmagadora maioria das propostas que fizemos e continuaremos a fazer na câmara municipal.

O argumento aduzido pelo senhor presidente, no seu estilo habitual foi que sensibilizou a tutela para a resolução do problema.

Devia saber, ou não tivesse ocupado no passado responsabilidades no pelouro da proteção civil, que o histórico na aquisição deste tipo de equipamentos não é compatível, com a celeridade que se pretende, caso contrário, não seriam as câmaras municipais a adquirir este tipo de equipamentos, como aconteceu em muitas autarquias do país.

Mas não, com a demagogia habitual, tentou passar para os outros a responsabilidade, quando podia e devia de imediato ajudar se não na totalidade, pelo menos em parte na aquisição de um veículo desta tipologia que aliás, os vereadores da oposição tiveram o cuidado de levar até orçamentos de veículos análogos e que podiam ser adquiridos a preços deveras competitivos.

Uma câmara que tem milhares de euros para gastar em peças escultóricas;

Que tem milhares de euros, para adquirir novas viaturas de apoio à presidência e vereação;

Que tem milhares de euros, para gastar em obras de regeneração urbana (mal concebidas), que agora se reparam;

Que faz centenas de ajustes diretos, a quem quer e como quer;

Que gasta milhares de euros a festas, com a promoção de determinado nº de artistas que depois, ainda que pagos por nós, vêm a Penafiel sistematicamente fazer campanha eleitoral à coligação Penafiel Quer;

Que dá apoios a empresários vindos de fora, proporcionando-lhe tudo e mais alguma coisa, e que demora anos a pagar as facturas a empresários de Penafiel, proporcionando a empresas locais momentos aflitivos, e contribuindo com a sua conduta para o aumento de desempregados em Penafiel;

Que tenta fazer contratos de comodato (com terrenos municipais) a empresas privadas a troco de zero contrapartidas para o concelho;

Que tentam condicionar tudo e todos para tentarem manter-se no poder, custe o que custar;

Uma câmara que é gerida desta forma, e que não adquire a expensas próprias um veiculo para os nossos bombeiros, é uma câmara apagada, sem visão, (ou melhor com visão selectiva), esgotada, cansada, e mais preocupada na manutenção do status de quem a representa, que em ser uma câmara municipal verdadeiramente representativa de todos os penafidelenses.

Penafiel precisa de gente autêntica e genuína, com visão e imaginação, e que tenha condições de fazer BEM, e acima de tudo MAIS E COM MENOS;

Não basta dizer que se sente Penafiel, é preciso Sentir e acima de tudo VIVER PENAFIEL!!!