A GNR tem a decorrer, até 31 de dezembro, a operação “Comércio Seguro 2024” com ações de sensibilização e reforço de patrulhamento nas zonas de comércio. O objetivo passa por relembrar os procedimentos de autoproteção em situações de furto, roubo, ameaça grave ou vandalismo, a fim de garantir o sentimento de segurança dos comerciantes e clientes.

Em comunicado, a GNR explica que durante a operação serão empenhados militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, que vão realizar ações de sensibilização junto de comerciantes e clientes, alertando-os sobre os procedimentos de segurança a adotar, com o intuito de evitar que sejam alvo de ilícitos criminais.

Nesta ação, aquela força de segurança, que tem como parceira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, vai distribuir um desdobrável com alguns conselhos aos comerciantes e clientes, alertando-os sobre os procedimentos de segurança a adotar, com o intuito de evitar que sejam alvo de ilícitos criminais.

Deste modo, é reforçado o contacto com os comerciantes e os clientes, através do patrulhamento apeado realizado nos espaços comerciais de modo a potenciar a segurança efetiva e fomentar a perceção do sentimento de segurança, considerando que nesta época existe um potencial aumento das transações monetárias.

A GNR alerta para os riscos crescentes de burlas e fraudes através da utilização da internet, ao uso de aplicação para transferência de dinheiro ou por obtenção ilegítima de dados do utilizador.

A denúncia deste e qualquer outro crime é “extremamente importante, para auxiliar a monitorização do fenómeno criminal e conseguir identificar os seus autores”.