Mais um ano, novos rankings. Mais uma vez elaborados com base nas notas que os alunos de cada escola conseguem nos exames nacionais. As listagens, saliente-se, mostram não as piores ou as melhores escolas, mas sim as que melhores ou piores resultados obtiveram no último ano lectivo.

As surpresas são poucas, quer a nível nacional quer na região. Continuam a ser as escolas privadas a liderar os rankings tanto no ensino secundário como no ensino básico.

Destaque para o Colégio Casa Mãe que ficou, mais uma vez, entre as 10 escolas com melhores resultados no ensino secundário, a nível nacional. O estabelecimento de ensino de Paredes ocupa também lugares cimeiros nos rankings do 9.º e 6.º ano, neste último tem mesmo o oitavo lugar a nível nacional. Em relação aos exames do 4.º ano, a escola melhor colocada da região é o Externato Santa Joana, em Valongo.

 

Mais de 80% das escolas com nota positiva

As notícias são positivas. No último ano lectivo, mais de 80% das escolas conseguiram nota positiva nos exames nacionais do ensino secundário (mais de 9,5 valores numa escala de zero a 20). O que não mudou é o facto de continuarem a ser as escolas privadas a liderar os rankings dos melhores resultados.

A nível nacional, o Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, manteve-se no primeiro lugar do ranking do ensino secundário. No pódio das escolas cujos alunos obtiveram melhores resultados nos exames nacionais estão o Colégio da Rainha Santa Isabel e o Colégio de São Teotónio, ambas em Coimbra. No top 10 do país surge uma escola da região. O Colégio Casa Mãe, de Paredes, é a nona escola com melhores resultados.

Os primeiros 24 lugares da lista são todos ocupados por instituições de ensino privadas. A primeira escola pública do ranking surge só na 25.ª posição.

A análise do VERDADEIRO OLHAR é realizada com base nos rankings elaborados pelo Público e pela Universidade Católica Portuguesa através dos dados divulgados pelo Ministério da Educação. Este ranking é feito com base nos oito exames nacionais com mais provas realizadas e elenca apenas as escolas onde foram realizadas 50 ou mais provas.

tabela-secundario

Ranking regional liderado por três privadas


Além de ocupar o 9.º lugar do ranking nacional, o Colégio Casa Mãe surge ainda como a terceira escola com melhores resultados no distrito do Porto, sendo apenas superado pelo Colégio de Nossa Senhora do Rosário e pelo Colégio Luso-Francês. Com uma média de 14 valores, completam o pódio da região mais duas escolas privadas. O Externato Senhora do Carmo, de Lousada, com uma média de 11,5, foi a segunda instituição com melhores resultados, apesar de ter descido várias posições no ranking nacional, ficando na 97.ª posição (estava no top 50 o ano passado). Em tendência inversa, surge o Colégio de Ermesinde. A escola de Valongo subiu quase 200 posições no ranking, ocupando o 102.º lugar nacional.

A escola pública com melhores resultados da região é a Escola Básica e Secundária Norte, com média apenas duas décimas inferior à do Colégio de Ermesinde. Subiu quase 280 posições em relação ao último ano lectivo. Foi a 106.ª melhor a nível nacional. Destaque também para a posição ocupada pela Escola Secundária de Penafiel. Os bons resultados dos alunos deste estabelecimento de ensino colocam-na como a quinta melhor da região. De realçar que nesta escola foi realizado o maior número de exames na região – 1086.

Mas são também duas escolas de Penafiel que ocupam os últimos lugares do ranking regional. A Escola Básica e Secundária do Pinheiro e a Escola Secundária Joaquim de Araújo, com médias inferiores a nove valores, foram as escolas onde foram registados piores resultados. Média negativa, abaixo de 9,5 valores, têm ainda a Escola Secundária Daniel Faria, de Paredes, e a Escola Básica e Secundária de Campo, de Valongo.

 

Escola de Paredes com a melhor média do país a Geografia

O ranking mostra ainda os resultados de cada escola por disciplina em análise. Também neste aspecto o Colégio Casa Mãe se destaca. Os alunos desta escola de Paredes conseguiram o 9.º melhor resultado do país na disciplina de Português, com média de 14,04. A lista é surpreendentemente liderada por uma escola pública, a Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, de Cascais, com média 15,25.

A Matemática o colégio privado de Paredes consegue também um bom resultado. Com média de 15,85 ocupa o 11.º lugar do ranking nacional. Nesta disciplina destaque ainda para o resultado conseguido pela Escola Básica e Secundária de Lousada Norte, que surge no 25.º lugar do país, e é a terceira melhor instituição de ensino pública.

Nos exames do 11.º ano, o Colégio Casa Mãe destaca-se ainda nos resultados conseguidos em Geografia e Física e Química.  Na disciplina de Geografia, os alunos deste colégio de Paredes conseguiram a melhor média do país, 15,93. Já em Física e Química a escola surge na 24.ª posição. De realçar ainda o Colégio de Ermesinde, em Valongo, que conseguiu o 30.º melhor resultado.

 

Escola Secundária de Penafiel faz alunos progredir acima da média

Este ano o Ministério da Educação divulgou novos indicadores. Um deles é o Indicador de progressão dos resultados dos alunos que permite comparar os resultados que os alunos obtiveram nos exames nacionais de Português e Matemática do 12.º com os resultados que tinham obtido nos exames do 9.º ano das mesmas disciplinas, três anos antes. Isso deixa analisar as escolas que fazem os alunos evoluir mais do que a média e aquelas que deixam que os alunos sejam ultrapassados.

Por exemplo, se um aluno ficou abaixo da média nacional nos exames do 9.º ano, mas fica acima da média nos exames do 12.º ano teve uma progressão positiva, enquanto se acontece o oposto a progressão é considerada negativa.

A Escola Secundária Daniel Faria, em Baltar, surge como uma que fica entre os 25% piores níveis de progressão, tanto a Português como a Matemática, entre os anos lectivos de 2011/2012 e 2014/2015. No último ano em análise, duas escolas de Valongo, a Escola Secundária de Valongo e a Escola Básica e Secundária de Campo também ficaram entre os 25% de escolas que mais progrediram abaixo da média, nas duas disciplinas.

Pelo contrário, a Escola Secundária de Penafiel está nas que mais “puxa os seus alunos para cima” e os faz progredir mais do que a média nacional, a Português e Matemática. O Colégio Casa Mãe e o Colégio Nova Encosta têm progressão positiva a Matemática. Já o Colégio de Ermesinde, a Escola Secundária de Alfena, e a Escola Básica e Secundária do Pinheiro estão entre as que ajudam os alunos a progredir mais do que a média a Português.

 

Conheça as escolas com melhores resultados:

9.º ano

6.º ano

4.º ano

 

Critérios utilizados

O VERDADEIRO OLHAR fez esta análise através do ranking elaborado pelo Jornal Público, com base em indicadores fornecidos pelo Ministério da Educação.

Para as médias do ranking do ensino secundário foram contabilizados as notas dos oito exames com mais alunos inscritos: três do 12.º ano – Português, Matemática A e História);  e cinco do 11.º ano – Biologia e Geologia, Física e Química A, Geografia A, Filosofia e Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Foram apenas contabilizados os exames feitos na primeira fase por alunos que frequentaram a escola todo o ano. Já no ranking do ensino básico são analisadas as provas do 9.º ano de Português e Matemática.