Atleta Francisco Campos

Francisco Campos, ciclista de Penafiel, foi afastado da Volta a Portugal em Bicicleta, depois de ter sido alvo de uma busca domiciliária e construído, no âmbito da operação “Prova Limpa”,  a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, avança a TSF.

Também Daniel Freitas, da Rádio Popular-Paredes-Boavista, não vai participar na competição, depois a casa do ciclista ter sido alvo de buscas durante a manhã de hoje.

Ao que tudo indica, a PJ “realizou buscas em vários pontos do país, em simultâneo, em locais ligados a equipas de ciclismo”, tendo estas “como objetivo principal a recolha de prova, nomeadamente de documentação e não a detenção de qualquer suspeito”.

José Azevedo, director desportivo da Efapel, também já confirmou à Lusa a suspensão do atleta de Penafiel.

José Azevedo contou ainda ao JN que, houve uma busca na residência do ciclista Francisco Campos e que este foi constituído arguido, o que levou a equipa a suspender o atleta e a preparar um processo de rescisão de contracto.

“Temos uma política de tolerância zero com qualquer assunto que possa estar relacionado com o doping. Assim que tivemos conhecimento que o atleta é suspeito de alguma prática proibida, decidimos suspendê-lo de toda a atividade relacionada com a equipa, e o seu contrato será, no futuro, rescindindo”, declarou José Azevedo, à Agência Lusa.

Entretanto, a Efapel fez saber que vai emitir um comunicado sobre o assunto.

De salientar que, as buscas acontecem a dois dias do arranque da 83.ª Volta a Portugal em bicicleta, que estará na estrada entre quinta-feira e 15 de agosto.