Fotografia: Centro Social de Recesinhos

O Centro Social de Recesinhos, instituição particular e solidariedade social de Penafiel, promove dia 24 de Fevereiro, um espectáculo solidário com o objectivo de angariar verbas para a colocação de um elevador monta-camas. O evento contará com a presença do Grupo de Guitarras de Penafiel, a Escola Merenguita e o Canto Nono.

Segundo o presidente da instituição, Sérgio Ferraz, a colocação deste equipamento vai possibilitar um acesso e um transporte mais fácil à instituição por parte dos bombeiros e outros agentes e facilita a mobilidade no próprio interior do centro social.

Ao Verdadeiro Olhar, Sérgio Ferraz admitiu que o investimento para instalar o elevador monta-camas vai implicar obras de ampliação que rondam entre os 90 e os 100 mil euros, sendo a intervenção comparticipada pela Câmara Municipal de Penafiel em 50 mil euros. A restante verba será financiada pela instituição.

“Trata-se de um investimento significativo que a instituição de per si teria dificuldades em obter. Só para instalar o elevador e a caixa, o montante ultrapassa os 50 mil euros”, disse, salientando que o espectáculo solidário insere-se num conjunto de actividades e iniciativas que a instituição vai fazer ao longo de 2018, estando também previsto um almoço solidário, um segundo espectáculo solidário, a decorrer  no dia 17 de Abril, em Vila Meã, um passeio de motorizadas, no dia 25 de Abril, uma caminhada, uma mega aula de zumba, assim como a celebração do 23.º aniversário do Centro Social de Recesinhos, agendado para 30 de Junho.

“Esta intervenção vai permitir elevar o padrão de qualidade, nomeadamente ao nível do transporte dos utentes acamados”, acrescentou.

No blog do Centro Social de Recesinhos já se encontram disponíveis as imagens em maquete e com a implantação do projecto em 3D, no edifício real, cuja intervenção vai permitir solucionar, segundo a instituição, uma das lacunas que enfrenta diariamente.

O Centro Social de Recesinhos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com estatutos aprovados desde 1995 e tem presentemente 103 utentes.

Em 2011 inaugurou as suas instalações dispondo das valências de lar de idosos, centro de dia, serviço de apoio domiciliário e uma creche.

Além dos utentes da freguesia de S, Martinho de Recesinhos, o centro social tem uma área de influência que abrange as freguesias de Castelões, Croca e São Mamede de Recesinhos.