Foto: Junta de Ermesinde

Os cemitérios de Campo e Sobrado, Ermesinde e Valongo estão fechados desde a semana passada. Só abrem para cerimónias fúnebres e mesmo assim com restrições e limitação do número de pessoas que pode participar nos funerais, confirmam os presidentes de junta.

Em Ermesinde, há regras bem definidas. Segundo nota divulgada pela Paróquia de São Lourenço de Ermesinde, corroborada pela Junta de Freguesia, devido à pandemia do COVID-19 as urnas ficam encerradas e o velório só se faz uma hora antes do funeral. Nas capelas são permitidas apenas seis pessoas em simultâneo e as celebrações restringem-se à família mais próxima, no máximo seis pessoas, que devem lavar e desinfectar as mãos com frequência, ficar a pelo menos um metro de distância umas das outras, não sendo permitidos contactos físicos para as condolências nem cortejos fúnebres pedonais. Deve ser evitada a distribuição de pagelas e escrever no livro de condolências só com caneta própria. Já as missas do 7.º dia são transmitidas na internet, sem a presença dos fiéis.

Em Alfena, os cemitérios não foram propriamente encerrados, mas estão a ser pouco frequentados, garante o presidente de junta. “Não há aglomerados de pessoas e há limitações. É como se estivessem encerrados”, diz Arnaldo Pinto Soares.