A Câmara de Paredes homenageou, esta quarta-feira, atletas e colectividades que conquistaram títulos nas mais variadas modalidades e se destacaram em competições nacionais e internacionais.

Os distinguidos foram António Sousa, atleta de BTT XCO e Ciclocross, João Ribeiro, piloto desporto automóvel e Nelson Neto, Cavaleiro, Campeão Nacional de saltos e obstáculos.

Já nos clubes homenageados, além da Associação Desportiva de Patinagem Artística, (ADPA), a autarquia paredense premiou o Altis Clube de Paredes – Secção de Karaté, a Associação de Karatecas do Vale do Sousa,  o Paredes Golfe Clube e o União Sport Clube de Baltar.

O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, na sua intervenção, realçou o talento e a mais-valia quer dos atletas homenageados quer das várias colectividades que foram seleccionadas, recordando que Paredes é já a capital do desporto do Vale do Sousa, com atletas que se vêm destacando nas mais variadas modalidades quer dentro quer fora do país.

O chefe do executivo paredense defendeu mesmo a realização de uma gala do desporto em Paredes para o próximo ano como forma de dignificar e distinguir os muitos activos, actores e agentes desportivos.

“A Câmara de Paredes quer com esta homenagem dignificar os vários protagonistas  e actores oriundos de Paredes que nos mais diversos palcos e modalidades têm contribuído para projectar o nome do concelho”, disse, salientando que a cerimónia que decorreu esta quarta-feira, no salão nobre, pretendeu também valorizar os activos desportivos pelo seu empenho pessoal e esforço.

O autarca recordou que a Câmara de Paredes ao longo deste ano tem vindo a homenagear várias figuras ligadas ao desporto, tendo recordado a homenagem ao técnico do Desportivo das Aves, oriundo de Lordelo, José Mota, que foi recebido nos paços do concelho após a conquista da Taça de Portugal frente ao Sporting Clube de Portugal.

“Distinguimos, também, um karateca de Paredes, o União Sport Clube de Paredes que subiu de divisão, o Aliados de Lordelo que apesar de não ter subido de divisão, foi campeão de série, e estamos já em falta, porque soubemos que há um piloto que é oriundo de Lordelo, a residir em Baltar que se sagrou recentemente campeão de karting no Algarve”, expressou, reiterando a ideia que o concelho é já um viveiro de talentos.

Alexandre Almeida manifestou disponibilidade para continuar a investir quer  em condições materiais quer no apoio às colectividades através do estabelecimento de protocolos que ajudem as associações a fazer face àquilo que são os seus objectivos e missão.

João Ribeiro, um dos premiados, Campeão Nacional de Rallycross, congratulou-se com  a distinção, realçando que este reconhecimento faz jus ao trabalho que tem desenvolvido e é um incentivo para continuar a elevar o município ao nível do rallycross.

“Obviamente que estou satisfeito com este gesto, este ano foi fantástico em termos de resultados e prestações, procurei dignificar o meu trabalho e o nome de Paredes quer em Portugal quer no estrangeiro. Venci a Taça e o Campeonato”, sustentou.

Quanto aos objectivos que tem pela frente, João Ribeiro prometeu voltar a lutar pelos lugares da frente quer no campeonato quer na taça.

“Para já não quero avançar nem me comprometer, mas quem me conhece sabe que dou sempre o meu melhor e é com essa meta que vou voltar a competir. Quero repetir os títulos”, sublinhou, manifestando que gostaria de fazer o europeu, mas está ainda tudo em aberto.

“Esse desiderato está dependente de questões financeiras,  está dependente de projectos de vida, de trabalho e projectos desportivos. Se conseguir concluir esses projectos poderão estar criadas as condições para participar no Campeonato da Europa”, avançou,

O presidente do Paredes Golfe Clube, Prof. António Bessa,  mostrou-se gratificado pela homenagem e pelo gesto da autarquia.

“Tratou-se de um reconhecimento do trabalho do clube pela formação no golfe, pela criação de jovens valores. São horas de trabalho, entrega e determinação. Somos um clube já referência no país”, atalhou.

“Estou grato à autarquia pelo gesto. Era algo que aguardava há muito tempo e que vou reter seguramente”

António Sousa, atleta de BTT XCO e Ciclocross, uma das referências do ciclocrosse nacional, relevou, igualmente, a distinção que lhe foi conferida e prometeu continuar a dignificar a modalidade e a lutar pelos melhores resultados.

“Estou grato à autarquia pelo gesto. Era algo que aguardava há muito tempo e que vou reter seguramente. Além de ser um embaixador de Paredes, faço questão que dignificar o meu concelho em todas as competições”, declarou, acrescentando que esta época o seu foco passa por conquistar o campeonato e a taça de Portugal.

Refira-se que na vertente de ciclocrosse, António Sousa em oito provas conquistou oito títulos.

Joel Oliveira, ex-técnico do União Sport Clube de Baltar ressalvou que o reconhecimento feito pela autarquia ao clube é de todo merecido, recordando que o Baltar tem duas subidas de divisão.

“ Foi um clube que trabalhou para atingiu os seus objectivos a pulso. Vai finalmente dispor de novas instalações, julgo que o projecto está quase pronto, um novo complexo desportivo com todas as condições para a prática da modalidade”, concretizou o treinador que abraçou, entretanto, um novo projecto e está, neste momento, a desempenhar funções como coordenador da formação do Sport Clube Nun´Álvares.

“Embora estejamos com muitas dificuldades do ponto de vista das condições materiais, não temos campo próprio, não temos conseguido jogar em  casa, existe um sentimento de união, de entrega quer da direcção, equipa técnica, atletas e associados”

Já o presidente do União Sport Clube de Baltar, Isidro Almeida, relevou o gesto do município e reconheceu que esta foi uma justa homenagem a um clube que se tem vindo a distinguir, afirmando que o clube vai voltar a apostar na subida de divisão.

“Embora estejamos com muitas dificuldades do ponto de vista das condições materiais, não temos campo próprio, não temos conseguido jogar em  casa, existe um sentimento de união, de entrega quer da direcção, equipa técnica, atletas e associados  e estamos irmanados em lutar pelo mesmo objectivo que passa por fazer o melhor e dignificar o emblema”, confessou.