O presidente da Câmara de Lousada afirmou, durante as celebrações dos 95 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada, que o município está disponível para apoiar a construção de um novo quartel para a corporação.

Pedro Machado aproveitou o momento para lembrar os apoios concedidos, desde o subsídio anual, no valor de 54 mil euros, à comparticipação de 50% do custo de funcionamento da Equipa de Intervenção Permanente, criada em 2018, no valor anual de 36 mil euros, a que acrescem apoios pontuais, como seja para a aquisição de viaturas. Além disso, há “um encargo anual de 24 mil euros para pagamento de seguros de saúde aos elementos do quadro activo, comparticipando despesas com consultas, exames e internamentos, que se juntou ao tarifário social para o corpo activo dos bombeiros voluntários que abrange os Serviços de Abastecimento de Água, Drenagem de Águas Residuais e Gestão de Resíduos Urbanos, bem como a isenção na utilização das Piscinas Municipais (ginásio e natação), sendo que o Município também assume, desde longa data, os custos com os seguros de acidentes pessoais”, explicou.

Segundo nota de imprensa, o autarca destacou que “o município está disponível para colaborar com a Associação na concretização do objectivo da construção de um novo quartel”.

A mesma fonte refere que o presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada, Antero Correia, salientou que “os desafios são grandes e constantes, mas a dedicação de todos nesta corporação permite que sejam ultrapassados, com o apoio e incentivo da direcção“. Teve ainda “uma palavra de reconhecimento e gratidão dirigida ao Comandante José Carlos Aires, ao preencher o Quadro de Comando de forma célere, demonstrando capacidade de conhecimento e liderança” e agradeceu aos padrinhos das novas viaturas que foram benzidas na cerimónia.