Agora pesquisar e reservar livros nas bibliotecas de Valongo é mais fácil. A Câmara Municipal apostou na criação do Catálogo Online das Bibliotecas de Valongo que reúne um fundo documental já tratado de aproximadamente 36.200 monografias. A apresentação pública decorre esta sexta-feira, pelas 11h00, na Bibiblioteca Municipal de Valongo.

O Catálogo Online das Bibliotecas de Valongo já está acessível através do endereço electrónico http://valongo.bibliopolis.info/, onde de uma forma simples, todos os utilizadores poderão estabelecer ligação directa com a informação, podendo pesquisar à distância bem como reservar e renovar os documentos que são alvo do seu interesse ou necessidade consultiva. Para poder usar todas as funcionalidades do catálogo online deverá fazer primeiro a sua inscrição presencial acompanhado de um documento identificativo na Biblioteca Municipal de acordo com o regulamento interno em vigor. Além do acesso ao inventário da Biblioteca de Valongo e dos pólos de leitura de Ermesinde e de Alfena, o Catálogo Online permitirá posteriormente aceder à rede das bibliotecas escolares, disponibilizando uma ligação para cada um dos seis agrupamentos escolares do concelho de Valongo.

Na nova plataforma, José Manuel Ribeiro,  presidente da Câmara Municipal de Valongo, destaca a “aposta prioritária” traduzida na implementação deste projecto, salientando que Valongo é um município “que tanto investe na capacitação dos seus cidadãos e cidadãs”. “É nosso dever investir na cultura e na cidadania, e por isso decidimos dar mais um passo de gigante na modernização da relação da nossa câmara com todos os cidadãos e cidadãs do concelho, aproximando muito mais as nossas bibliotecas das pessoas”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro que defende que as bibliotecas “são centros de informação que devem ser acessíveis a qualquer pessoa”. A aposta na promoção do livro e da leitura por parte da Câmara Municipal passou também pela aquisição de novos livros, designadamente 271 monografias e 20 suportes multimédia, num investimento de aproximadamente quatro mil euros. De salientar ainda que na sequência da atribuição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais no valor de 4.500 euros, serão aplicados 1.500 euros na aquisição de mais 200 publicações. O valor restante será utilizado na aquisição de equipamentos multimédia.