Cinco anos do ‘Café Literário’ e cinco edições da revista ‘Orpheu Paredes’ vão ser comemorados na próxima sexta-feira, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Paredes.

Recorde-se que, esta publicação, que já tem a edição de 2023 pronta a ser apresentada neste encontro, foi lançada pelo pelouro da Cultura da autarquia e tem uma periodicidade anual, sendo que aborda diversas áreas como história, património, poesia, arte e reflexão cultural, política e social.

Para o autarca de Paredes, esta duas iniciativas provam que o município tem “vindo a consolidar o trabalho desenvolvido na promoção da cultura e cativação de diferentes públicos, no concelho e na região”. Por isso, para Alexandre Almeida “o investimento em projetos culturais e em infra-estruturas é uma aposta do município” que é “para continuar”, avança a Câmara Municipal, em comunicado.

Já a vereadora da Cultura destaca que este é um projecto que “acolhe várias visões criativas e pontos de vista, com o objectivo de divulgar artistas e o concelho e criar públicos e hábitos de leitura”.

Beatriz Meireles, que é também a coordenadora da ‘Orpheu Paredes’, uma publicação de referência que, nesta edição, apresenta contributos de autores ligados às artes e às letras, como Valter Hugo Mãe, Agostinho Santos, Aires Montenegro, Emerenciano, Henrique Silva, Nassalete Miranda e Nuno F. Silva. 

 Refira-se que, esta publicação será também apresentada na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto, dia 11 de Março, pelas 15h00, relata a autarquia.

De referir ainda que, a comemoração do aniversário do Café Literário encerra com a entrega do Prémio de Artes Plásticas Henrique Silva, no valor de 250 euros.