Devido à pandemia, os Bombeiros Voluntários de Paredes estão a assinalar o 136.ª aniversário da corporação de forma simples e “comedida”.

De manhã, realizou simbolicamente o hastear das bandeiras no quartel. Ao final do dia, elementos da direcção e o comandante vão fazer uma romagem ao cemitério para prestar homenagem aos bombeiros e directores já falecidos.

À noite, o pessoal de serviço vai cantar os parabéns. “É com estes três momentos, de forma simples, que assinalamos o aniversário”, explica o comandante José Morais.

“Hoje, noutros anos, a nossa casa encher-se-ia de gente para cantar à corporação de bombeiros mais antiga do concelho. Num ano particularmente difícil, que ainda vai a meio, tivemos de nos reinventar, de encontrar a resiliência dentro de cada um, de nos proteger como nunca para proteger os outros, dissemos pronto e enfrentamos o desafio que se estendia à nossa frente”, descreveu a corporação nas redes sociais.

“Celebramos o nosso 136.º aniversário, de uma forma diferente, mais comedida, mas com o sentimento de dever cumprido e sabendo que na face da adversidade não viramos as costas e resistimos. Parabéns aos Bombeiros, parabéns a todos aqueles que todos os dias, de forma voluntária e abnegada dão parte do seu tempo para ajudar o próximo”, acrescentam.

Segundo o comandante dos Bombeiros de Paredes, há cerca de 80 elementos no quadro activo, estando o futuro assegurado pelos cerca de 40 elementos da Escola de Infantes e Cadetes que, todos os anos, permite a renovação da corporação.

O parque de viaturas também vai sendo renovado, estando prestes a entrar ao serviço a nova ambulância INEM, que veio substituir a antiga.

Para assinalar o aniversário a corporação está também a renovar uma viatura que completa este ano cem anos. Deverá ser apresentada antes do final do ano.