Os Bombeiros Voluntários de Lordelo assinalaram, ontem, com uma cerimónia simples, os 50 anos de existência da corporação.

O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida presidiu à sessão e, segundo a autarquia, marcou a comemoração das bodas de ouro da instituição com o reforço da verba, em 50 mil euros, para a construção do novo quartel, o grande projecto em curso da associação humanitária. “A Câmara Municipal de Paredes celebrou um protocolo com os Bombeiros Voluntários de Lordelo que prevê o apoio financeiro do município de mais de 249 mil euros para a execução das obras”, adianta a autarquia.

Para não deixar passar a data em branco, o comandante da corporação, José Freitas, usou a página oficial da corporação nas redes sociais para lembrar a história e honrar os “fundadores, beneméritos e bombeiros que, ao longo destes anos, dotaram, capacitaram, com sacrifício pessoal, em prol de uma causa nobre”.

“São cinquenta anos vividos intensamente, quase sempre, para não dizer sempre na linha da frente (sim porque os bombeiros são quem realmente está na linha da frente), quando alguém, independentemente da raça, etnia, crença ou extracto social, precisa de ajuda, os bombeiros estão sempre presentes”, sustentou, falando de “50 anos de muito suor, lágrimas, risos, fumo, calor, água e estórias que ficam na história dos Bombeiros Voluntários de Lordelo”.

De fora dos agradecimentos de José Freitas não ficaram os bombeiros do corpo activo e a referência à pandemia vivida. “A todos os meus bombeiros, felicito e agradeço o vosso altruísmo, dedicação, lealdade, humildade, empenho, profissionalismo, para com esta mui nobre missão que juraram cumprir, mesmo com muitas adversidades que aparecem pela frente, respondendo e superando com naturalidade e frontalidade, a todas as situações, como exemplo da vossa prontidão e resposta imediata nesta batalha que é o COVID-19, demonstrando sempre o profissionalismo, elevando o nome dos Bombeiros de Lordelo a um patamar de excelência”, afirmou o comandante.

José Freitas elogiou ainda o trabalho das várias direcções e da actual que têm vindo a apostar na formação dos bombeiros e a dotar a corporação de mais e melhor equipamento para servir a população das freguesias de Lordelo, Duas Igrejas e Vilela, assim como a construção do novo quartel.