Bombeira voluntária de Paço de Sousa venceu prova de resistência “Bombeiro de Elite”

Diana Ferreira foi a melhor quer no seu escalão quer em termos absolutos em femininos. “Queria pelo menos um lugar no pódio. Conquistar o primeiro foi fenomenal”, confessa

0

Diana Ferreira, de 22 anos, bombeira voluntária na corporação de Paço de Sousa, Penafiel, venceu, este fim-de-semana, a prova de resistência “Bombeiro de Elite” disputada em Coimbra. Foi a melhor, em femininos, quer no escalão 18-29 anos quer em termos absolutos, e trouxe para casa duas medalhas.

“Foi um misto de emoções. Comecei a chorar. Senti o peso de representar a corporação. Queria pelo menos um lugar no pódio. Conquistar o primeiro foi fenomenal, foi a melhor coisa que podia ter acontecido”, assegura a natural e residente em Guilhufe, que diz ter recebido muito carinho e demonstrações de orgulho por parte dos colegas e do comando e que deu para “notar o orgulho”. “Gigante! Será dizer pouco sobre a vitória e esforço que a nossa operacional Diana, conseguiu no Bombeiro de Elite, em Coimbra, melhor no seu escalão e no absoluto da competição”, parabenizou a corporação nas redes sociais.

O Bombeiro de Elite juntou cerca de 300 bombeiros de corporações de todo o país em competição. A prova implicou percorrer, em contra-relógio, uma distância de 500 metros com um desnível positivo de 113 metros, envergando o equipamento de protecção individual de combate a incêndios urbanos – composto casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório de circuito aberto, que pesa cerca de 30 quilos – entre o Arco da Almedina e a Universidade de Coimbra.

Diana Ferreira foi a mulher mais rápida, completando o percurso em 4:18 minutos, 23 segundos à frente da segunda classificada.

A jovem ingressou nos Bombeiros de Paço de Sousa em 2016, levada por um tio, e é agora bombeiro de 3.ª. Apaixonada por desporto, juntou-se ao Exército em 2019, por isso dedica-se à preparação física diariamente. Está também a tirar uma licenciatura na área da Gestão.

Foi no ano passado que, integrada na equipa da corporação de Paço de Sousa, participou no Bombeiro de Ferro, outra prova de resistência que põe à prova bombeiros. “Disse logo ao comando que em todas as provas que houvesse teria gosto em participar”, explica. Pelo menos uma vez por mês treina com todo o equipamento (que usou agora em prova), o que é muito diferente de treinar normalmente, garante. Diana Ferreira participa noutra prova já em Junho.

Diana com os colegas da corporação de Paço de Sousa que também participaram

O Bombeiro de Elite foi organizado pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.

Nesta prova de resistência destaque ainda para outros bombeiros da região classificados no top 10 das provas seniores femininas e masculinas. Em femininos, Natália Pinheiro, dos Bombeiros Voluntários de Lousada ficou em 5.º lugar (seniores), Ana Correia, também dos Bombeiros de Lousada, em 9.º (seniores) e Bruna Martins, dos Bombeiros Voluntários de Freamunde, em 10.º lugar. Em seniores masculinos destaque para Tiago Costa, dos Bombeiros de Freamunde, que ficou na 5.ª posição, o que lhe valeu o 11.º lugar em termos absolutos. A equipa dos Bombeiros de Freamunde ficou em sétimo.  

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here