O Bloco de Esquerda questionou, esta quinta-feira, o Ministério da Saúde sobre a existência de problemas na Extensão de Saúde de Meinedo, em Lousada, e se há a possibilidade de esta ser encerrada.

Em pergunta feita ao Governo, os deputados Moisés Ferreira e José Soeiro procuram saber quais os motivos que têm levado os utentes a abandonar esta extensão de saúde, que integra o agrupamento de centros de saúde (ACES) de Tâmega III – Vale do Sousa Norte, e garantia de que estes foram transferidos por opção própria e não contra a sua vontade.

“Nos últimos tempos, esta extensão de saúde tem vindo a perder utentes para outras unidades de saúde da região. Perante esta situação, é necessário assegurar que essa saída ocorre por opção dos doentes e não por pressões externas”, salientam, lembrando que a escolha dos serviços e prestadores de cuidados de saúde é um direito dos utentes.  “É também necessário garantir que a extensão de saúde de Meinedo é dotada dos meios técnicos e profissionais para continuar a prestar cudados de saúde de proximidade aos seus utentes, muitos deles envelhecidos e com dificuldades de locomoção”, acrescentam.

O Grupo Parlamentar colocou algumas questões ao Ministério da Saúde. Querem saber se tem conhecimento desta situação, quantos utentes estão actualmente inscritos nesta extensão de saúde e quantos estavam em 2014 e 2015. “Quais os motivos de saída dos utentes da extensão de saúde de Meinedo? Há garantia de que os utentes saíram por opção ou foram transferidos contra a sua vontade?” e “Tendo em conta a população servida pela extensão de saúde de Meinedo, qual deveria ser o quadro de pessoal desta unidade de saúde (médicos, enfermeiros, assistentes operacionais)? Qual é actualmente o quadro de pessoal?”, foram outras das questões colocadas.

Por fim, o Bloco de Esquerda pergunta se o Governo considera a possibilidade de encerrar a extensão de saúde de Meinedo.

Recorde-se que este tema foi levantado, esta semana, pelos vereadores do PSD na Câmara Municipal de Lousada. Os autarcas afirmam que, nos últimos meses, centenas de utentes foram transferidos, sem o seu consentimento, desta unidade de saúde para a de Caíde de Rei, e que outros têm sido inscritos nas Unidades de Saúde Familiar sedeadas no Centro de Saúde de Lousada. Para Leonel Vieira, estas transferências visam, essencialmente “esvaziar o número de utentes” do Centro de Saúde de Meinedo para, em seguida, proceder ao seu encerramento.

Leia mais aqui: PSD garante que ARS Norte quer fechar Centro de Saúde de Meinedo