A Câmara Municipal de Penafiel continua a investir fortemente na área da saúde e vai avançar com uma “reforma importante e dar mais respostas aos cuidados de saúde primários, através com a construção de mais um Centro de Saúde, junto à futura Central de Transportes, em Novelas. Também vai requalificar o actual espaço da cidade, situado junto à Escola D. Antonio Ferreira Gomes. O investimento total é de cerca de 4,7 milhões de euros e conta com o financiamento Municipal e do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

O futuro Centro de Saúde de Penafiel irá integrar a Unidade de Saúde Familiar de S. Martinho, o Centro de Diagnóstico Integrado (CDI), os serviços de Saúde Oral e ainda o Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP). O valor total da obra é de cerca de três milhões de euros, com uma comparticipação PPR a rondar os dois milhões de euros e um investimento municipal na ordem de um milhão de euros.

O município de Penafiel vai ainda requalificar a Unidade de Saúde Familiar de Penafiel 1 (Centro de Saúde) já existente na cidade, junto à escola D. António Ferreira Gomes, num custo total de cerca de 1,7 milhões de euros, com um financiamento PRR de cerca de 800 mil euros, e o restante valor a cargo da autarquia.

Segundo o município revela em nota de imprensa, esta requalificação vai permitir “melhorar a estrutura do edifício e a sua eficiência energética”, sendo que as obras vão incidir também “na aplicação de isolamento térmico nas paredes, a colocação de nova cobertura, assim como a substituição das caixilharias existentes, solucionando assim problemas de infiltração”.

Além destes trabalhos, esta intervenção vai permitir reorganizar vários serviços, com a redistribuição da Unidade de Saúde Familiar Três Rios e da Unidade de Saúde Familiar Pena Fidélis e reorganizar a Unidade de Apoio à Gestão. A Saúde Materno Infantil vai ser melhor enquadrada neste novo sistema. A Unidade de Saúde Familiar de Penafiel vai ainda colher a Unidade de Recursos Assistencial Partilhados, lê-se ainda na mesma nota.

Para Antonino de Sousa, autarca de Penafiel, estas intervenções vêm “reforçar o nosso planeamento estratégico permitindo uma maior expansão da cidade de Penafiel, neste caso para a zona ocidental, como aconteceu, comparativamente, com a construção do Ponto C, que alargou a cidade para a zona do Cavalum.”

Já Daniela Oliveira, vereadora responsável com o pelouro da Saúde da Câmara Municipal, “o sistema de saúde português enfrenta importantes desafios associados à evolução das necessidades em saúde e ao aumento das exigências e espectativas da população”.

Como forma de responder a estes desafios, e no âmbito da transferência de competências da saúde para o município, pretende-se “desenvolver todos os mecanismos para responder a todas as necessidades”, concluiu a vereadora”.