Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

A ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações avançou, em comunicado, que realizou um conjunto de 22 acções de fiscalização em 13 centros de distribuição postal dos CTT – Correios de Portugal, entre Julho de 2021 e Janeiro de 2022, com vista a “verificar a regularidade da operação de distribuição postal nesses centros”.

Os centros fiscalizados foram os de Lousada e também Chaves, Funchal, Loulé, Machico, Ovar, Ponta do Sol, Ponte da Barca, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Rio Maior e Santarém.

“Nas acções realizadas constatou-se que existem deficiências na distribuição postal assegurada por alguns centros de distribuição postal, nomeadamente em matéria de prazos de encaminhamento, na regularidade e na fiabilidade dos serviços, com prejuízo para os interesses dos utilizadores dos serviços postais abrangidos pela distribuição postal daqueles centros. Em causa estão demoras significativas no encaminhamento do correio prioritário e correio normal, assim como a ausência de distribuição postal em certos giros em determinados dias, situações que perduram por períodos de tempo bastante alargados”, informa a ANACOM, dando os exemplos dos centros de Loulé, Póvoa de Varzim e Santarém, “nos quais se verificou que, num período alargado de tempo, uma proporção largamente superior a 5,5% do correio prioritário diário não atingiu o seu destino até um dia útil após ter entrado na rede postal dos CTT” ou de Rio Maior e de Santarém onde “uma parte significativa do correio normal entrado diariamente nestes centros não foi entregue ao destinatário até três dias úteis após ter sido depositado”, entre outros.

A ANACOM, que nas especifica os problemas detectados em Lousada, avisa que “importa corrigir as deficiências verificadas o mais urgentemente possível, pondo termo aos atrasos na distribuição do correio que chega diariamente a cada um dos centros de distribuição objecto de fiscalização, com particular relevância para os serviços de correio com encaminhamento prioritário e, dessa forma, eliminar os transtornos e dificuldades colocadas às populações que usufruem desses serviços”.

Os CTT foram notificados e questionados sobre alterações a implementar para solucionar essas situações e informaram a ANACOM que “têm em vista promover medidas que melhorarão o serviço prestado nas zonas de abrangência dos centros identificados com menos bom desempenho”.