Vencedores das Olimpíadas da Europa 2016

Pedro Tomás Neto Paiva tem 17 anos, mora em Paços de Ferreira e estuda Ciências Sócio-económicas na Escola Secundária da cidade. Nesta segunda-feira, deslocou-se, juntamente com alunos de outras escolas do Tâmega e Sousa, a Lousada para disputar as finais das XII Olimpíadas da Europa. Foi o vencedor da prova.

A par das Olimpíadas houve também actividades organizadas pelo Europe Direct e pela CCDR-N em parceria com a Câmara Municipal, para celebrar o Dia da Europa.

 

Jovens e professores celebraram o Dia da Europa em Lousada

Pedro Tomás Neto Paiva, Escola Secundária de Paços de Ferreira

No dia em que se festejava o Dia da Europa, Lousada recebeu os 100 finalistas das Olimpíadas da Europa, e alguns professores das respectivas escolas. Esta final regional, que teve lugar na Escola Secundária, a partir das 10h30 da manhã, permitiu, segundo o jovem vencedor, “relembrar muitos conhecimentos já obtidos e aprender novos conceitos acerca da União Europeia.

Segundo Pedro Paiva, “esta prova foi mais exigente do que a pré-selecção” mas, ainda assim o facto de as questões terem incidido mais no tema de Economia Europeia, acabou por lhe facilitar a vida, pois “tinha mais conhecimento nessa área”.

Carlos Marino Quintas Cunha e Andreia Filipa Teixeira Barbosa são dois alunos da Escola Secundária de Lousada e conseguiram os 2.º e 3.º lugares.

As celebrações continuaram da parte da tarde, no Auditório Municipal, com temas relacionados com as questões europeias.

O livro infanto-juvenil “Europe in my region” deu asas à “dramatização” através do espectáculo de Stand Up Comedy que tentou explicar “como é que o financiamento europeu e como é que a Europa tem impacto nas suas vidas através de ilustrações e textos mais apelativos”, explicou Jorge Oliveira, representante do centro Europe Direct do Tâmega e Sousa.

Jorge Oliveira, representante do Europe Direct
Jorge Oliveira, representante do Europe Direct

Houve também o Quiz Europa que, segundo Jorge Oliveira, serviu para abordar o assunto de “forma mais divertida”.

Seguiram-se as oficinas de Dj com música europeia, com DJ Danny Tape; a oficina de estampagem com bonés e PINS e a oficina de ilustração.

Na coordenação deste projecto esteve o centro Europe Direct do Tâmega e Sousa, a CCDR-N e o município de Lousada.

Jorge Oliveira diz que “o Dia da Europa, simbolicamente, é utilizado para abrir as instituições europeias aos cidadãos e os centros da Europe Direct proporcionam essa ligação”.