Alfena parece uma promessa nunca concretizada, devido à gestão autárquica de José Manuel Ribeiro e do Partido Socialista. Este foi incapaz de cumprir Alfena tanto ao nível económico como ao nível da qualidade de vida.

A candidatura do PS não será capaz de mudar esta realidade. Por outro lado, a irreverência, a capacidade de trabalho e as ideias dos Unidos Por Alfena acompanham esta equipa que se apresenta pela coligação Unidos por Todos. Sérgio Pinto representa a melhor esperança para que se concretize a promessa chamada Alfena.

Com uma localização privilegiada no contexto metropolitano e regional e com acessos rodoviários que a colocam num ponto nevrálgico em várias direções, Alfena apresenta um potencial que, há anos, parece uma promessa nunca concretizada.

Esta promessa ainda não se cumpriu quer ao nível económico, quer ao nível da qualidade de vida. Tal deve-se, essencialmente, à gestão autárquica de José Manuel Ribeiro e do Partido Socialista. Alfena tem sido maltratada e, mesmo, discriminada.

Ao nível económico, José Manuel Ribeiro herdou um projeto que, enquanto esteve na oposição, criticou ferozmente – a Jerónimo Martins. Este projeto, atraído para o território alfenense enquanto o PSD se encontrava ao leme da Câmara Municipal de Valongo, veio criar postos de trabalho e terá sido o último investimento de tal envergadura efetuado na cidade de Alfena. José Manuel Ribeiro foi incapaz de trazer outro investimento semelhante durante os seus oito anos à frente da autarquia! O Partido Socialista foi incapaz de aproveitar as potencialidades da Alfena para a fixação de empresas.

Ao nível da qualidade de vida, Alfena tem muito mais a dar aos cidadãos. A falta de resultados quanto ao tráfego na Nacional 105, por onde diariamente passam perto de um milhar de veículos pesados de mercadorias em pleno coração da cidade, cuja grande maioria são de mera passagem, e quanto aos pórticos da A41 – duas lutas antigas – é representativa da ineptidão de José Manuel Ribeiro para fazer ouvir a voz do município. Ao mesmo tempo, o poder socialista ainda não foi capaz de solucionar o nó do Lombelho, obra fundamental para Alfena, onde apenas se mostra necessário realizar a construção. Note-se que estas questões, aliadas à ausência de melhoria da mobilidade pedonal, como a falta de alargamento de passeios, tem amplas consequências. A título exemplo, mencione-se quer a segurança dos alfenenses quer o definhamento do comércio, que é particularmente notório na Rua 1.º de maio. Por fim, a obstrução de facto que o Partido Socialista apresentou durante tanto tempo à resolução do problema do edifício da Junta de Freguesia de Alfena (que não se encontra resolvido desde 2013 por culpa de José Manuel Ribeiro) é, por outro lado, representativo da indiferença a que a freguesia esteve votada nos últimos oito anos.

A candidatura que o Partido Socialista apresenta à Junta de Freguesia de Alfena não se apresenta como capaz de mudar a atitude que o partido tem tido para com a cidade de Alfena. A reduzida intervenção do candidato em sede de Assembleia de Freguesia e a sua incapacidade de apontar a inação da Câmara Municipal, indiciam uma postura conformista que não se antecipa positiva para Alfena. A Luís Miguel Caetano parece faltar o peso político e a experiência em gestão autárquica que permita contrariar a falta de solidariedade que José Manuel Ribeiro apresenta relativamente a Alfena.

Por outro lado, Sérgio Pinto é o rosto que melhor ilustra a tentativa de Alfena lutar contra a subserviência imposta pelo Presidente da Câmara. Tendo desempenhado um papel de charneira no movimento Unidos por Alfena, Sérgio Pinto foi secretário da Junta de Freguesia nos últimos 12 anos, contando assim com uma forte experiência e uma capacidade reconhecida de fazer frente aos poderes instalados. Além disso, é acompanhado na candidatura do PSD pelos principais protagonistas daquele movimento independente. Efetivamente, Sérgio Pinto conta com o apoio de 21 pessoas da lista de 2017 dos Unidos por Alfena, que então contou com o apoio do PSD.

A irreverência, a capacidade de trabalho e as ideias para o que se pretende para o futuro de Alfena acompanham esta equipa que agora se apresenta a votos pela coligação Unidos por Todos. Sérgio Pinto representa a melhor esperança para que se concretize a promessa chamada Alfena.