Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Seis das sete cantinas das escolas que integram o Agrupamento de Escolas de Lousada foram dotadas de barreiras para minimizar o risco de contágio por Covid-19.

“Servem para que os alunos não tenham contacto directo na hora de almoço, quando estão sem máscara”, explica Filipe Silva, director do Agrupamento.

Nas cantinas das cinco escolas básicas do primeiro ciclo – EB de Pias, EB de Ordem, EB de Cristelos, EB de Silvares e EB de Boim – e na Escola Secundária de Lousada, foram colocadas divisões, com placas de policarbonato. Na EB de Lousada Centro não foi necessário porque a cantina tem espaço para criar distanciamento entre os alunos. Ao todo foram adquiridas cerca de 700 divisórias, com o apoio de empresas locais.

Na cantina da Escola Secundária de Lousada, por exemplo, podem comer em simultâneo 130 estudantes.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Esta é uma das muitas medidas adoptadas para tornar este regresso às aulas mais seguro num agrupamento com 2300 alunos desde o ensino básico ao ensino secundário e nocturno.

Nas escolas foi colocada sinaléctica, é feita higienização frequente dos espaços, existe álcool gel disponível e é realizada medição da temperatura. “Tudo para tranquilizar os pais e garantir que estão seguros na escola”, refere Filipe Silva, que garante que, nestes primeiros dias, a maioria dos alunos tem cumprido as regras.

Na Secundária de Lousada está ainda a ser utilizado o regime de take away. “Todos os alunos que não têm aulas da parte da tarde têm esta oferta. Levam o almoço para casa para não sobrecarregarem a cantina e para não perderem os transportes e depois ficarem aqui a tarde toda”, adianta o director do Agrupamento de Escolas de Lousada. Isto permite assegurar que todos tenham uma refeição saudável em casa, diz.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Embora tenha começado de forma tímida, até porque muitos ainda o desconhecem e a mensagem ainda está a ser passada turma a turma, a procura pelo serviço está a aumentar, garante: “Até ao final da semana acredito que vamos ter um número significativo a usar o take away”.  Foi criado um circuito próprio de recolha para levantar estas refeições, cuja senha tem de ser tirada no dia anterior. Incluem o mesmo que o almoço na cantina: pão, sopa, prato e sobremesa.