Atribuição de bolsas em 2018

Estavam previstas 50, mas serão agora 82 as bolsas de estudo que a Câmara de Valongo vai atribuir a estudantes do ensino superior do concelho. A meta passa por ajudar a mitigar os efeitos da pandemia nos rendimentos das famílias.

Segundo o município, a decisão foi hoje aprovada por unanimidade em reunião de executivo. O valor global do apoio será de 61.500 euros.

“Inicialmente, estava prevista a atribuição de 37.500 euros a 50 estudantes residentes no concelho, mas a autarquia decidiu contemplar todos os 82 alunos e alunas com candidaturas correctamente instruídas, considerando a alteração das circunstâncias provocada pela pandemia COVID-19, que não só afectou os rendimentos das famílias, como implicou despesas acrescidas com o ensino à distância”, justifica a Câmara em nota de imprensa.

Citado, o presidente do município salienta a importância de assegurar que todos os alunos, independentemente da sua condição social, possam frequentar o ensino superior e terminar os seus estudos. “Esta medida além de garantir condições de igualdade de oportunidades de permanência e de sucesso académico no ensino superior, traduz-se também numa aposta da qualificação da comunidade”, refere José Manuel Ribeiro.

O autarca defende ainda que o trajecto académico dos jovens do concelho não deve ser afectado pelas consequências socio-económicas da pandemia.

“Através da atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior, incentivamos a formação de quadros técnicos altamente qualificados, naturais ou residentes na área geográfica do concelho de Valongo. Ou seja, melhoramos o tecido humano e económico do concelho, contribuindo para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural”, acredita o edil.

A cerimónia de atribuição das bolsas de estudo realiza-se no dia 29 de Julho, no Auditório Dr. António Macedo.

A Câmara adianta que “será dividida em dois actos, para se garantir o distanciamento físico e restantes normas de saúde pública em vigor”.