Publicidade

Os ‘Fins de Semana Gastronómicos’, uma iniciativa promovida pela Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal, em parceria com o Município de Paredes, está de regresso de 20 e 22 de março para dar a “provar” e a conhecer os melhores sabores tradicionais e a gastronomia do concelho.

Neste âmbito, e porque a autarquia tem uma estratégia que visa a “valorização da gastronomia como afirmação turística”, são dados a cozinha local, onde se destacam o cabrito assado no forno a lenha, a sopa seca e o pão de ló.

Os visitantes terão, ainda, a oportunidade de conhecer e provar o “Doce Tremoceiro de Paredes”, inspirado no tremoço e na doçaria conventual portuguesa. Este ano, o fim-de-semana gastronómico de Paredes terá o tradicional tremoço como entrada, numa alusão à tradição dos paredenses, “conhecidos como os tremoceiros”. 
Integram a iniciativa seis restaurantes de Paredes: Casa do Baixinho (Paredes) Tasca do S’Zé (Cristelo), Solar da Brita (Louredo), Cozinha da Terra (Louredo) e Temos Pena – Restaurante (Madalena, Paredes) e Restaurante O Rei (Mouriz, Paredes).

O Fim de Semana Gastronómico de Paredes decorre durante o “Primavera Festival da Flor”. O programa deste evento, que se realiza em pleno centro da cidade, na Casa da Cultura, conta, ainda, com visitas guiadas às Minas de Ouro de Castromil, ao Parque da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, ao Centro Interpretativo do Ciclo do Linho Orgânico, em Recarei, e aos monumentos da Rota do Românico em Paredes, nomeadamente, Mosteiro de Cête, Ermida da Senhora do Vale, em Cête, Capela da Quintã, em Baltar, Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e Torre dos Alcoforados, em Lordelo.

As visitas guiadas devem ser previamente agendadas na loja Interativa do Turismo de Paredes.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here