Paredes volta a celebrar mais uma edição do “Nyckelharpa Meeting”, de 14 a 16 de novembro. A abertura do evento está agendada para sexta-feira, às 15h30, no Centro de Informação da Rota do Românico, com a participação das nyckelharpistas convidadas Jule Bauer, Caterina Other e Hanna Luft-Majtkowski. Seguem-se os habituais workshops e ensaios, nos dias 14, 15 e 16. O ponto alto da programação acontece no domingo, dia 16, às 16h30, com um concerto na Igreja da Madalena, aberto ao público.
As inscrições na Masterclasse podem ser efetuadas em cpnyckelharpa@nullconservatoriomusicaparedes.pt ou através dos telefones 255 781 995 e 960 308 537.
Já sobre os nykelharpistas convidadas, Jule Bauer estudou canto e pedagogia na Universidade J.W. Goethe de Frankfurt (Alemanha). Foi a primeira diplomada do “European Nyckelharpa Training” no SMP de Forlimpopoli (Itália). Concluiu a pós-graduação em nyckelharpa no Conservatório Bruno Maderna em Cesena (Itália). Toca música antiga, música folk e música do mundo em vários conjuntos (Triskilian, NyckelharpaQuartett, Oni Wytars, CADENCE, Le Insolite Note, ENCORE, NyckelharpaTrio Passerelle, Capella Antiqua Bambergensis, Clemencic Consort, The Early Folk Band) e participou em cerca de 40 álbuns de música. Ela ensina canto e nyckelharpa em instituições na Alemanha e em Itália e é autora do livro escolar de nyckelharpa “Playing the Nyckelharpa” (publicado em 2013). Mais informações podem ser encontradas em: www.sonnenklang.de.
Também Hanna Luft-Majtkowski é uma das presenças desta edição. Começou a tocar violino quando era criança. Depois de se licenciar em música no Clara-Wieck-Gymnasium em Zwickau (Alemanha), durante vários anos apenas tocou ocasionalmente violino. A sua paixão pela música foi reacendida quando descobriu a nyckelharpa. Um amigo na Suécia ensinou-lhe as suas primeiras canções neste instrumento. Pouco tempo depois, iniciou o Programa Europeu de Formação Avançada em Nyckelharpa para Interpretação e Ensino na Academia Burg Fürsteneck. Completou a pós-graduação em nyckelharpa no Conservatório Bruno Maderna em Cesena (Itália). Hanna viveu no norte da Suécia durante três anos, onde tocou e interpretou música folclórica sueca de forma intensiva. Atualmente, vive com a sua família em Leipzig e é membro de vários conjuntos (Passerelle, Fröken Schultze).
Por último, Caterina Other, que recebeu formação em música para violino desde jovem. Entusiasta da música tradicional nórdica, ficou fascinada pelo som da nyckelharpa e começou os seus estudos na Academia Burg Fürsteneck. É licenciada no Programa Europeu de Formação Avançada em Nyckelharpa. Completou a pós-graduação em nyckelharpa no Conservatório Bruno Maderna em Cesena (Itália). Além de ensinar música, ela participa em vários projetos de música antiga (bach transparent) e música folk (Strömkarlen, Fröken Schultze), assim como no Tworna. A sua maior atração e inspiração musical provém sempre da sua própria tradição e respetiva diversidade, uma fonte profunda que nunca seca. Caterina vive com a sua família em Quohren, perto de Dresden (Alemanha).































