Foto: DR

“O Dr. Mateus é um homem bom”. Quem o diz é o presidente do Rotary Clube de Penafiel, o movimento que, este sábado, vai homenagear o médico que, há mais de 30 anos, está ao serviço dos penafidelenses. A cerimónia está marcada para as 17h00 e vai decorrer no auditório da Associação Empresarial de Penafiel.

Todos os anos, o Rotary destaca um profissional e, desta vez, o distinguido é o médico Almiro Mateus, que se evidencia, “não só pelas suas qualidades profissionais, mas enquanto pessoa”, refere João Oliveira, ao Verdadeiro Olhar.

“Estamos a falar de um amigo, um político, um homem social”, que tem pautado a sua vida de “causas sociais”.

João Oliveira. Foto Rotary Clube de Penafiel (DR)

O dirigente sublinhou o facto de o médico estar ligado à Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel (APADIMP), onde tem dado, assim como a outras causas, “o seu precioso tempo”.

João Oliveira refere ainda que Almiro Mateus “tem muitos amigos e todos reconhecem o ser humano excepcional que é”. Por isso, considera que esta homenagem é “mais que justa”.

Almiro Mateus nasceu em Torre de Moncorvo, Bragança, onde estudou até ingressar no ensino superior, em Coimbra. Depois, a vida levou-o para Penafiel, onde trabalhou como médico de Medicina Geral e Familiar e também nos municípios de Paredes e Castelo de Paiva.

Actualmente, está aposentado e dedica-se ao serviço privado. Do seu currículo há a destacar a presidência do Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega II do Vale do Sousa Sul, tendo ainda colaborado com várias instituições locais como bombeiros, associações de pais, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Penafiel e as Camadas Jovens do Futebol Clube de Penafiel.