Foto: DR

O ciclo de teatro “Escrita em Cena” arranca este fim-de-semana, com Paredes e Lousada na rota dos primeiros espectáculos.

A iniciativa acontece no âmbito do Festival Inventa e consiste na promoção de 28 espectáculos teatrais durante os meses de Setembro e Outubro nos 12 concelhos da Rota do Românico, refere a organização. A entrada é livre.

Esta sexta-feira, dia 16, às 21h30, a companhia Astro Fingido estreia ‘A noite sempre ao meu lado’ na Casa da Cultura de Paredes. A encenação repete-se domingo, às 16h00, na Casa da Cultura da Lixa, em Felgueiras.

A noite sempre ao meu lado é um diálogo com a vida e a obra de Daniel Faria. Escritor maior da poesia contemporânea portuguesa, monge, crente, enigma, Daniel Faria tem fascinado leitores, escritores e estudiosos. Nesta peça de teatro, entre o riso e o mistério, a ficção e o biográfico, o erudito e o popular, procura-se perguntar quem foi Daniel Faria, através daquilo que de mais precioso nos legou – as suas próprias palavras – para assim chegar ao cerne do que foi a sua poesia, a sua vida e a sua fé.

A Jangada Teatro apresenta ‘A diferença de ser português’ no Cais Cultural de Caíde de Rei, em Lousada, no sábado, dia 17, às 21h30. “Um orador, um professor, um filósofo… qual dos três é mais verdadeiro no homem inteiro? Em qual dos três se encontra um revolucionário idealista? Sentar-se-ão os três à mesa? E qual estará mais próximo de si, em si mesmo?! Qual dos três não quererá para o outro um pouco mais de liberdade para pensar?! Leonardo Coimbra é um homem que viveu, pensou e agiu no seu tempo. Um incitador de consciências instruídas e livres e um criador ativo de um mundo que se vai (re)fazendo”, lê-se na sinopse.

Ainda este fim-de-semana, a Filandorra vai levar o espectáculo ‘Marânus… a lírica aventura da alma solitária de Pascoaes’ a Cinfães, ao Auditório Municipal, também no dia 16, pelas 21h30, a Baião, ao Auditório Municipal, sábado, às 21h30, e ao Marco de Canaveses, ao espaço Emergente, domingo, às 16h00.