Foto: Freepick/Jcomp

Em Dezembro de 2021, os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Vale do Sousa Norte e do Vale do Sousa Sul tinham dos melhores índices de desempenho global (IDG) do país.

Segundo o Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários, plataforma do Serviço Nacional de Saúde, o ACES do Vale do Sousa Sul, que abrange os concelhos de Castelo de Paiva, Paredes e Penafiel, foi mesmo aquele que obteve melhor desempenho a nível nacional, com um índice de 79,80. Já o ACES do Vale do Sousa Norte (Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira) obteve um índice de 77,30. Acima só os ACES de Santo Tirso/Trofa, com IDG de 78,90, e Póvoa de Varzim/Vila do Conde, com 78,80. Estão no top 5 dos melhores desempenhos da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), que conta com 24 agrupamentos de centros de saúde.

A média nacional é de 61,70 e o mínimo obtido por um ACES foi de 38,40. O ACES Maia/Valongo, que abrange Valongo, tinha, no final do ano passado, um índice de 69,90.

Imagem: DR

O IDG cruza dezenas de indicadores de contexto e desempenho assistencial, entre outros. Entre as 10 unidades com maior “pontuação” estão a URAP ( unidade de recursos assistenciais partilhados) do Vale do Sousa Sul (97,80), a URAP do Vale do Sousa Norte (96,10) e a USP (unidade de saúde pública) Vale do Sousa Norte (96,10).

Foram avaliados 55 ACES que englobam 1290 unidades de saúde.