A Arte da Lógica num Mundo Ilógico – Como dar sentido a um mundo que não o tem

Autor: Eugenia Cheng

Editor: Temas e Debates

Páginas: 344

Sinopse

Os cabeçalhos dos jornais e os meios de comunicação social usam as emoções para deturpar os factos. Os políticos e as empresas manuseiam a retórica para nos confundir.

E se um livro nos pudesse ajudar a viver melhor na era da pós-verdade?

Num mundo em que as fake news alteram os resultados das eleições, a racionalidade tornou-se fútil? Nesta obra, Eugenia Cheng atira uma bóia de salvação aos leitores que se sentem afogar na ilógica da vida contemporânea. Este livro revela os mecanismos internos e as limitações da lógica, e explica porque é vital a alógica – por exemplo, a emoção – para o modo como pensamos e comunicamos. Mostra-nos como usar a lógica e a alógica em conjunto para navegar num mundo inundado de intolerância, sexismo e memes manipuladores.

Um livro que merece uma boa parte da nossa atenção. O humor é a forma predilecta para nos explicar como aquilo que nos envolve, nos consome, seja a comunicação social ou até mesmo os nossos políticos. É um livro rico em explicações e soluções para o nosso dia a dia, para aprendermos a viver logicamente e não mergulhados em mentiras ou verdades superficiais.

 

O que me pareceu o livro?

A autora nasceu em Hampshire, em Inglaterra, estudou Matemática em Cambridge e especializou-se em Teoria das Categorias. Eugenia Cheng é popular no Youtube pelos seus vídeos onde tenta explicar, de forma divertida, matemática a não matemáticos, recorrendo a analogias com comida e panificação. Por isso, restava saber se esta cientista, que também é pianista profissional, conseguiria transpor para a escrita essa fórmula divertida de explicar a matemática.

Durante todo o livro, a autora tenta combater a fobia por matemática e ao mesmo tempo, recorrendo ao humor com metáforas que envolvem doces, explicar o poder da lógica no nosso dia-a-dia.

Sem nunca referir nomes, a autora mostra a sua repulsa por todos aqueles que estando num lugar de autoridade falam por cima dos outros, às vezes de forma violenta, em vez de argumentarem de forma racional.

Cheng acredita a matemática, através da lógica, pode melhorar a qualidade do debate. Não se trata de respostas definitivas para tudo, mas a lógica poderá fornecer instrumentos que nos ajudam a entender os argumentos uns dos outros e, com isto, facilitar uma discussão verdadeira. “Na vida, há muitas formas de demonstrar que temos razão. Uma delas é berrar bem alto. Outra é dizendo a todos os que discordam de nós que são estúpidos”, escreve Cheng.

Este livro ajuda-nos a pensar de forma mais racional acerca dos argumentos que usamos e a autora fá-lo de forma divertida. É um livro útil.