Verdadeiro Olhar

Vereador do Desporto satisfeito com adesão do público a campeonato de hóquei no Rota dos Móveis

Fotografia: Câmara de Paredes

O vereador do Desporto da Câmara de Paredes, Paulo Silva, ficou visivelmente agradado com a resposta e a moldura humana que esteve presente em Lordelo, Paredes, no EuroHockey Indoor Junior Championship II 2019, competição que decorreu no Pavilhão Rota dos Móveis e que foi ganha pela República Checa.

A Eslováquia carimbou o segundo lugar.enquanto Portugal ficou-se pelo terceiro posto, após a derrota com a formação da Suécia (2-4).

Contactado pelo Verdadeiro Olhar, Paulo Silva, realçou que o evento acabou por corresponder às expectativas que tinham sido inicialmente delineadas pelos vários intervenientes e actores que estiveram envolvidos na organização.

“Acho que o evento acabou por corresponder às expectativas, trazer até Paredes uma nova modalidade, dar a conhecer aos paredenses a terceira modalidade mais praticada a nível mundial e permitir o contacto com a mesma”, disse, salientando que desde o momento em que a Câmara de Paredes decidiu trazer esta prova para o concelho, que o executivo municipal iniciou um trabalho conjunto com a Federação Portuguesa de Hóquei, promovendo uma sessão de divulgação junto das entidades que trabalham com cidadãos portadores de deficiência para dar a conhecer a versão de hóquei em campo adaptado que decorreu em Dezembro no âmbito do programa de ocupação de férias, o OCUPA-TE.

O autarca recordou que no âmbito deste programa a Federação dinamizou uma tarde, durante a qual 80 jovens paredenses estiveram em contacto com a modalidade.

Paulo Silva recordou, também, que o Eurohockey sub-21 permitiu além da vertente desportiva, fomentar a vertente social do concelho com o município a ser alvo da atenção de vários órgãos de comunicação local e nacional, dando destaque ao evento e ao município.

“Acresce a isto tudo o facto de termos tido oportunidade de receber cá selecções estrangeiras com todos o seu staff e foram também muitos os familiares de atletas que durante estes dias ficaram por Paredes”, referiu, realçando a excelente prestação dos Linces, isto é, da selecção nacional.

“Para uma modalidade sem tradição e tendo em conta que era um Europeu de sub 21, acho que a adesão do público foi muito boa. Notou-se curiosidade por parte dos paredenses e entusiasmo. A Federação agradeceu todo o apoio e confessou publicamente que o evento excedeu as expectativas. Confesso que inicialmente temia uma menor adesão, mas desde o primeiro momento que fomos sendo surpreendidos”, atestou.

Quanto à possibilidade de Paredes conseguir fomentar a modalidade intramuros, o responsável pelo pelouro do desporto assumiu que o município dispõe de condições para a prática do hóquei em campo.

“O tempo dirá, para já existe vontade por parte da Federação Portuguesa de Hóquei e da Câmara Municipal de Paredes de iniciar um trabalho junto das escolas para divulgar a modalidade, o tempo dirá se existem ou não condições, o nosso o dever enquanto autarcas é o de promover a diversificação das modalidades, para que todos possam praticar o desporto que mais os motiva”, afiançou, sustentando que a autarquia tem feito um esforço nesse sentido, dispõe de uma equipa de Basquetebol a dar os primeiros passos em Paredes, implementou no Verão passado o futebol de praia, voleibol de praia e futvolei, sendo que as modalidades de andebol e o hóquei em patins estão em franco desenvolvimento.

Fotografia: Câmara de Paredes

Falando da possibilidade de Paredes voltar a acolher provas de índole nacional ou internacional, Paulo Silva manifestou que o actual executivo tem trabalhado para que o município possa usufruir de grandes eventos desportivo.

“Tivemos duas finais de sub-18 e sub-19 de basquetebol, este ano contamos ter outras finais nesta modalidade, tivemos finais regionais de andebol, depois o maior evento desportivo de sempre feito em Paredes que foi o Paredes Andebol Cup, que este ano se vai realizar novamente e os eventos desportivos motorizados, primeiro com as motos, depois o rally sprint, o rally de paredes e por fim o Enduro Paredes, para não falar da prova rainha que é o rally de Portugal que este ano volta a Paredes, com surpresas”, afiançou, assegurando que o executivo está a trabalhar  trabalhar para trazer outros eventos e outras modalidades até Paredes

Fotografia: Câmara de Paredes