Os cidadãos de Valongo, com especial enfoque nas crianças e jovens (desde o pré-escolar ao secundário), estão a ser convidados a participar na 2.ª Revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Valongo.
Segundo a Câmara, o processo participativo tem várias fases e decorre nos próximos meses – termina em Abril de 2021 -, visando estimular “uma cultura de cidadania ainda mais exigente”. Vão decorrer várias iniciativas, abertas a todos cidadãos, contando com o apoio do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro.
Conheça as etapas
O processo envolve quatro etapas. A primeira, “Expectativas”, já decorreu e envolveu o executivo municipal, presidentes de junta e técnicos da autarquia. Segue-se agora a etapa de “Diagnóstico”, de Outubro a Dezembro, com sessões realizadas nas freguesias para “conhecer as diferentes memórias dos cidadãos sobre o seu território e ajudar a construir uma visão partilhada dos problemas e potencialidades de cada uma das freguesias”.
Segundo a autarquia, a terceira etapa, que decorre entre Janeiro e Fevereiro do próximo ano, é para “Propostas”. “Os cidadãos serão convidados a produzir, de forma colaborativa, um conjunto de propostas territoriais e temáticas, a incluir no PDM, caso estejam alinhadas com os objectivos do instrumento de gestão e as orientações nacionais da tutela. No termo desta fase será explicada a proposta final do PDM e o modo como os contributos dos cidadãos foram tidos em conta e valorizados”, adianta a Câmara Municipal. Já na última etapa, serão realizadas acções nas freguesias, resultantes das propostas relevantes identificadas pelos cidadãos na fase anterior, para “experimentar algumas dessas propostas de modo expedito, colaborativo e de baixo custo”.
A par disto há o envolvimento da juventude através da iniciativa “V4.0 – O futuro construído pelas crianças e jovens de Valongo”.
“Trata-se um projecto específico para a participação das crianças e jovens (desde o pré-escolar ao secundário) nas decisões do futuro do território e na construção do Plano Director Municipal de Valongo. No decurso do processo participativo procurar-se-á desenvolver o espírito crítico de crianças e jovens para os desafios do planeamento e ordenamento, fomentar desde cedo práticas de participação cívica, e apelar à sua criatividade e capacidade de inovação”, refere o município. “Os contributos recolhidos serão sistematizados e incorporados no PDM, desde que adequados aos objectivos, pressupostos e condicionantes legais deste instrumento de gestão territorial”, sustenta a mesma fonte.
Este projecto contará com uma dinâmica direccionada a crianças do pré-escolar, 1.º ciclo e 2.º ciclo (Grupo A) e outra para o 3.º ciclo e secundário (Grupo B). Os mais novos terão oportunidade de mapear os seus “espaços de brincar” nas freguesias, e, “em diálogo com pais, avós, professores e amigos, identificar os aspectos positivos e negativos que os caracterizam e sugerir propostas para o seu melhoramento”, preenchendo um caderno com desafios. Já os mais velhos devem identificar espaços de encontro e interacção social e serão convidados a participar num grande evento virtual – um “Hackathon” – onde, com o apoio de mediadores, se organizarão grupos de trabalho para a elaboração de protótipos de acções experimentais para melhoria dos espaços identificados.
O processo participativo é apresentado esta terça e quarta-feira em sessões em Valongo e Ermesinde. É necessária inscrição.