Verdadeiro Olhar

Valongo nomeado para os prémios Municípios do Ano 2021

Dois projectos da Câmara de Valongo estão nomeados para os prémios Municípios do Ano Portugal 2021, promovidos pela Universidade do Minho através da plataforma UM-Cidades. São eles o SEDL – Partilha de experiências e casos de sucesso na Democracia Local, na categoria Área Metropolitana do Porto, e o VOAHR Municípios (Voluntariado Organizado para uma Acção Humanitária de Referência), na categoria Intermunicipal, já que integra mais municípios da Área Metropolitana do Porto /Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa Varzim, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia).

A entrega dos prémios acontece na cidade do Funchal, no dia 2 de Dezembro de 2021.

Segundo o município, estes prémios têm como principal objectivo “reconhecer e premiar as boas práticas em projectos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade”.

“A Semana Europeia da Democracia Local (SEDL) é um evento pan-europeu que decorre por volta do dia 15 de Outubro, como um tributo à Carta Europeia da Autonomia Local. A Câmara Municipal de Valongo participa activamente na SEDL, desde 2014, com o objectivo de estimular a cidadania e a democracia participativa. Este evento reúne um conjunto de iniciativas diversificadas, tais como conferências, inaugurações, cursos breves, teatro, prática desportiva e exposições. A participação na SEDL é gratuita e aberta ao público em geral”, lembra a autarquia, em nota publicada no site da Câmara Municipal. Já sobre o VOAHR Municípios, é referido que se trata de uma IIES – Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social – financiada pela iniciativa Portugal Inovação Social e promovida pela Associação Pista Mágica que “nasce da necessidade de dinamizar o voluntariado a nível local, envolvendo todo o tipo de agentes de voluntariado (voluntários, organizações da economia social, sector público, empresas e entidades educativas)”. “Com início em Outubro de 2018 e término em Dezembro de 2021, a iniciativa intermunicipal conta com o peso do investimento social de 14 municípios da AMP”, lê-se ainda.