Começaram as obras de conclusão das 44 casas que estavam inacabadas há décadas e que a Câmara Municipal de Valongo adquiriu ao IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana), para reabilitar e arrendar a preços acessíveis.
A empreitada de reabilitação dos dois prédios foi adjudicada pelo preço contratual de 3.987.958,40 euros, mais IVA, e tem um prazo de execução de 270 dias. O investimento será totalmente financiado no âmbito do Programa 1.º Direito – Investimento RE-CO2-i01” Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Após a conclusão das obras de reabilitação, estas casas serão atribuídas em regime de renda apoiada às famílias mais carenciadas do concelho, que se encontram inscritas na lista de espera para habitação.

Recorde-se que a construção destes dois prédios não foi concluída e as frações habitacionais nunca foram ocupadas, estando abandonadas e em degradação desde 2001. Ao longo dos anos, “a Câmara Municipal de Valongo tem vindo a foi alertando ao longo dos anos o IHRU para aquela situação, tendo desde logo manifestado disponibilidade para encontrar uma solução para o problema daquele conjunto de casas inacabadas”, explica a autarquia.
As obras só puderam avançar após a aquisição das habitações ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P..
O ato público da outorga da escritura de aquisição pelo Município de Valongo ao IHRU, das 44 frações no Empreendimento de Habitação Social Mirante de Sonhos – Ermesinde, realizou-se no dia 19 de dezembro de 2024, tendo os serviços da autarquia iniciado de imediato os procedimentos necessários para executar os projetos e lançar o concurso público.